Área Restrita

Fetagro

Trabalhadores rurais de Urupá discutem Crédito Fundiário

20/03/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Mais de 100 agricultores (as) familiares do município de Urupá participaram, ontem (19), de uma reunião para esclarecimentos e capacitação sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).  A reunião, realizada na Câmara de Vereadores, teve o objetivo principal de informar aos participantes sobre as novas condições de acesso ao PNCF e propor encaminhamentos para a execução do Programa no município.

Estiveram reunidos com os agricultores a direção do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), os diretores da FETAGRO, Lázaro Dobri "Lazinho"(presidente), Fábio Menezes (vice-presidente e secretário de políticas agrárias) e assessor da Federação e Consultor Estadual do Crédito Fundiário no Estado de Rondônia Ênio Queiros.

Os dirigentes destacaram que o programa foi gradativamente melhorando, a partir das cobranças feitas pelo Grito da Terra Brasil (GTB) junto ao Governo Federal. Por exemplo, a diminuição da taxa de juros de 6,5 % para 2 % ao ano, o aumento do bônus de adimplência (pagamento em dia) de 18% para 30 %, e ainda um diferencial onde as famílias que estão incluídas no Bolsa Família pagarão juro anual de 0,5 % ao ano e os jovens de 16 a 29 anos, 1% ao ano.

O presidente Lazinho alertou sobre a responsabilidade ao contratar esse financiamento. “É preciso observar primeiramente as condições da terra, mas principalmente o projeto produtivo a ser implantado, o que garantirá rentabilidade e condições de pagamento das parcelas”.

Já o vice-presidente e secretário de políticas agrárias Fábio Menezes ressaltou que o papel do movimento sindical, além de mobilizar e articular a contratação das propostas,  é trabalhar junto as famílias o acesso às políticas públicas, principalmente os programa Luz para Todos, Minha Casa Minha Vida, PAA e PNAE.

Para o presidente do STTR, Gilmar Gusmão, o encontro foi satisfatório. Ele ressaltou que o sindicato está de portas abertas para encaminhar com responsabilidade as propostas que surgirem.

Ainda de acordo com o presidente, o sindicato atuará qualificando a demanda na região e articulará com a Emater a elaboração das propostas que apresentarem viabilidade e que atendam aos critérios de elegibilidade estabelecidos pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário

Visita

Após a reunião, à tarde, os dirigentes realizaram uma visita ao acampamento Padre Josimo Tavares e levaram informações sobre o andamento das ações do Incra em relação ao acampamento, que reúne mais 20 famílias de trabalhadores rurais vivendo debaixo de lona e na expectativa de conquistar um pedaço de terra para trabalhar e viver com dignidade. Também foi socializada a agenda de lutas para o ano e discutidos outros assuntos de interesse do acampamento.

Fonte: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...