Área Restrita

Fetagro

Despejo de chacareiros no Militão é suspenso e processo de reintegração transferido para a Justiça Federal

15/03/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Em decisão proferida na manhã desta sexta-feira (15), o juiz Osny de Oliveira Junior, da 3. Vara Civil, no processo 0005154-56.2013.8.22.0001, no qual a Advocacia Geral da União (AGU) entrou com embargos de terceiros, decidiu que "A vista dos fatos, fundamentos e documentos apresentados pela embargante, remetem-se estes autos e aqueles da ação principal, bem como os demais apensos, ao MM. Juízo Federal da Seção Judiciária de Rondônia". O juiz se manifestou em seguida no despacho "Suspendo o cumprimento da ordem de reintegração de posse pendente no processo principal, recolhendo-se imediatamente, COM URGËNCIA, o mandado expedido".

Com isso, o drama dos agricultores do setor chacareiro Militão, localizado nos arredores da Capital, no final da Av. Amazonas, está temporariamente resolvido. Havia grande preocupação de autoridades, lideranças rurais e sindicalistas com a possibilidade de um conflito iminente entre chacareiros e polícia. As lideranças dos chacareiros receberam cópia da decisão no escritório de seus advogados.

Nos últimos dias vereadores, deputados estaduais, prefeito, governo do Estado, representantes do Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), lideranças dos chacareiros e sindicalistas; além de advogados e da AGU fizeram intensas tratativas com autoridades do judiciário buscando uma solução. Paralelamente os chacareiros se mobilizaram, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Porto Velho, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e montaram um acampamento no entrada que dá acesso a área.

A área, em disputa entre chacareiros e a família Militão é reivindicada pelo MDA por ter sido abandonada por vários anos e o contrato de concessão não ter sido cumprido. Com isso, a União entrou na disputa judicial, o que levou o juiz da 3. Vara Civil a transferir o processo para a Justiça Federal. A expectativa é a de que a área seja retomada pela União, indenizando eventuais direitos, e regularizado o assentamento dos chacareiros.

Para o presidente da CUT, Itamar Ferreira, "a decisão do juiz Osny estabelece um novo paradigma para muitos conflitos agrários de Rondônia".

Já a direção da FETAGRO manifesta o apoio da entidade aos agricultores que por interesses alheios a função social iriam ser despejados. “Estamos juntos construindo acordos e condições para que essa reintegração de posse seja cancelada definitivamente e que as famílias tenham sua propriedade documentada, com investimentos públicos, produzinho alimentos e fortalecendo a agricultura familiar”, ressaltou Fábio Menezes, secretário de política agrária, em nome de toda direção da Federação.

Fonte: Assessoria CUT/RO

Edição: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...