Área Restrita

Fetagro

FETAGRO e STTRs realizam atividades nos mês das mulheres

16/03/2023
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail
A Fetagro  realizou juntamente com os STTR’s filiados uma semana  com diversos eventos em alusão  ao 8 de março em vários municípios de Rondônia
 
 
Em Urupá, o  dia 8 trouxe à luz do diálogo as trajetórias de lutas das mulheres, o retrocesso de direitos e a construção de pautas a serem entregues a nível  Municipal, Estadual e Federal na Marcha das Margaridas. A atividade contou com a presença da  presidente Alessandra Lunas,parceiras  com dicas de beleza e autoestima. 
 
  
 
No município de Ji-paraná  às 14 horas aconteceu o chá da tarde com as margaridas. Além das dinâmicas e bingos, também ocorreu um diálogo sobre a trajetória de luta das mulheres e da marcha. Foi realizada ainda a construção de pautas das Margaridas com a contribuição da Presidente da Fetagro Alessandra Lunas 
 
      
 
Na cidade de Costa Marques foi realizado o chá das margaridas no horário da manhã com as organizações parceiras quilombolas e  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) que explicaram os temas da desigualdade de gênero e racial e demais  dificuldades encontradas pela  APAE. As mulheres debateram formas de garantir recursos financeiros para comparecer à marcha das margaridas que acontecerá em Brasília. 
 
          
 
Na referida data, o município de Seringueiras oferece café da manhã através do STTR   e parceiras. Com a contribuição de assistente social e enfermeira foi debatido as temáticas autoestima,  trajetória de luta das mulheres, o aumento da violência no estado e as conquistas  após o início  da primeira marcha das Margaridas, além de diálogos sobre a  previdência e organização  dos documentos das agricultoras. Ocorreu também sorteios de brindes, com presença da secretária de mulheres da Fetagro Rosilei Bonfim Nillio.
 
              
 
O município de Nova União promoveu um chá com as Margaridas com palestra sobre autoestima e a trajetória de luta das mulheres, além da organização de documentação das mulheres  CAF. Foi debatido a problemática do alto índice de violência e dialogada as formas de locomoção até Brasília na marcha das Margaridas, presença da secretária de políticas agrícolas, Elessandra Dutra.
 
                  
 
Na capital, Porto Velho, a FETAGRO contribuiu com os movimentos sociais e parceiras da marcha das margaridas tebatendo o tema sobre gravidez na adolescência, violência, desigualdade de gênero  e racial, sobretudo as conquistas e a trajetória de luta. A ação contou com a presença da secretária de políticas sociais,  Sirlene.
 
                      
 
No dia 09 de março, aconteceu a atividade do município de Rolim de Moura, uma tarde com as Margaridas de diversas linhas que tiveram a oportunidade de conhecer a trajetória de luta das mulheres para conquistar seus direitos em diversos momentos  históricos  da construção  da Marcha das Margaridas. Presença Presidente Alessandra Lunas e a secretaria de mulheres, Rosilei Bonfim Nillio 
 
No dia 10 em Jaru juntamente com as parceiras o tema violência foi discutido,  bem como a luta e organização das mulheres na a geração de renda e também ação da marcha das Margaridas na construção de pautas e ainda ocorreu a venda de rifas e bingos para irem para financiamento da locomoção até Brasília, presença secr de mulheres Rosilei Bonfim Nillio. 
 
                            
 
Presidente Médici realizou na tarde do dia 10  um evento  em alusão  dia internacional da mulher juntamente com as parceiras onde foi trabalhada a luta e organização da Mulher, previdência, marcha das margaridas, e contou com o sorteio de vários prêmios brindes esteve presente a políticas sociais da FETAGRO, Sirlene Oliveira.
 
                                
 
Em Alvorada do Oeste no dia 10 foi realizado um dia descontraído para mulheres  com palestra e a  entrega das pautas ao prefeito ,fruto de reuniões anteriores que foram  construídas para serem entregue nível Municipal Estadual e Federal, na organização e mobilização de uma grande delegação  de mulheres  irem na marcha das margaridas em agosto  de 2023. A atividade contou com a participação de Daiane Souto, secretária de Administração e Finanças da FETAGRO. 
 
                                    
 
No município de Novo Horizonte,  no dia 11  juntamente com as parceiras muita animação dinâmica onde trouxeram a importância do dia 8 de Março e destacaram a luta e resistência das mulheres.
 
                                        
 
Em Espigão do Oeste aconteceu  um chá com as Margaridas com mulheres dispostas a reivindicar seus direitos e resgatando a história  da marcha das margaridas.
 
A FETAGRO parabeniza todos os sindicatos que organizaram e promoveram atividades neste mês tão  importante para a luta histórica das mulheres. Na oportunidade, a Federação convida todas as mulheres de Rondônia para participar da construção da marcha das margaridas 2023 que ocorrerá em Brasília com o Lema "Margaridas em marcha pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver".
 
Redação: Fabricia Lopes

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...