A Fetagro realizou juntamente com os STTR’s filiados uma semana com diversos eventos em alusão ao 8 de março em vários municípios de Rondônia
Em Urupá, o dia 8 trouxe à luz do diálogo as trajetórias de lutas das mulheres, o retrocesso de direitos e a construção de pautas a serem entregues a nível Municipal, Estadual e Federal na Marcha das Margaridas. A atividade contou com a presença da presidente Alessandra Lunas,parceiras com dicas de beleza e autoestima.
No município de Ji-paraná às 14 horas aconteceu o chá da tarde com as margaridas. Além das dinâmicas e bingos, também ocorreu um diálogo sobre a trajetória de luta das mulheres e da marcha. Foi realizada ainda a construção de pautas das Margaridas com a contribuição da Presidente da Fetagro Alessandra Lunas
Na cidade de Costa Marques foi realizado o chá das margaridas no horário da manhã com as organizações parceiras quilombolas e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) que explicaram os temas da desigualdade de gênero e racial e demais dificuldades encontradas pela APAE. As mulheres debateram formas de garantir recursos financeiros para comparecer à marcha das margaridas que acontecerá em Brasília.
Na referida data, o município de Seringueiras oferece café da manhã através do STTR e parceiras. Com a contribuição de assistente social e enfermeira foi debatido as temáticas autoestima, trajetória de luta das mulheres, o aumento da violência no estado e as conquistas após o início da primeira marcha das Margaridas, além de diálogos sobre a previdência e organização dos documentos das agricultoras. Ocorreu também sorteios de brindes, com presença da secretária de mulheres da Fetagro Rosilei Bonfim Nillio.
O município de Nova União promoveu um chá com as Margaridas com palestra sobre autoestima e a trajetória de luta das mulheres, além da organização de documentação das mulheres CAF. Foi debatido a problemática do alto índice de violência e dialogada as formas de locomoção até Brasília na marcha das Margaridas, presença da secretária de políticas agrícolas, Elessandra Dutra.
Na capital, Porto Velho, a FETAGRO contribuiu com os movimentos sociais e parceiras da marcha das margaridas tebatendo o tema sobre gravidez na adolescência, violência, desigualdade de gênero e racial, sobretudo as conquistas e a trajetória de luta. A ação contou com a presença da secretária de políticas sociais, Sirlene.
No dia 09 de março, aconteceu a atividade do município de Rolim de Moura, uma tarde com as Margaridas de diversas linhas que tiveram a oportunidade de conhecer a trajetória de luta das mulheres para conquistar seus direitos em diversos momentos históricos da construção da Marcha das Margaridas. Presença Presidente Alessandra Lunas e a secretaria de mulheres, Rosilei Bonfim Nillio
No dia 10 em Jaru juntamente com as parceiras o tema violência foi discutido, bem como a luta e organização das mulheres na a geração de renda e também ação da marcha das Margaridas na construção de pautas e ainda ocorreu a venda de rifas e bingos para irem para financiamento da locomoção até Brasília, presença secr de mulheres Rosilei Bonfim Nillio.
Presidente Médici realizou na tarde do dia 10 um evento em alusão dia internacional da mulher juntamente com as parceiras onde foi trabalhada a luta e organização da Mulher, previdência, marcha das margaridas, e contou com o sorteio de vários prêmios brindes esteve presente a políticas sociais da FETAGRO, Sirlene Oliveira.
Em Alvorada do Oeste no dia 10 foi realizado um dia descontraído para mulheres com palestra e a entrega das pautas ao prefeito ,fruto de reuniões anteriores que foram construídas para serem entregue nível Municipal Estadual e Federal, na organização e mobilização de uma grande delegação de mulheres irem na marcha das margaridas em agosto de 2023. A atividade contou com a participação de Daiane Souto, secretária de Administração e Finanças da FETAGRO.
No município de Novo Horizonte, no dia 11 juntamente com as parceiras muita animação dinâmica onde trouxeram a importância do dia 8 de Março e destacaram a luta e resistência das mulheres.
Em Espigão do Oeste aconteceu um chá com as Margaridas com mulheres dispostas a reivindicar seus direitos e resgatando a história da marcha das margaridas.
A FETAGRO parabeniza todos os sindicatos que organizaram e promoveram atividades neste mês tão importante para a luta histórica das mulheres. Na oportunidade, a Federação convida todas as mulheres de Rondônia para participar da construção da marcha das margaridas 2023 que ocorrerá em Brasília com o Lema "Margaridas em marcha pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver".
Redação: Fabricia Lopes