
05 de Setembro - dia de luta em defesa da preservação da Amazônia
Hoje, 05 de setembro, é o dia de luta em defesa da preservação da Amazônia. Infelizmente há menos de uma semana encerramos o mês de agosto com recordes em queimada, segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), foram mais de 3,5 mil focos na floresta, o que representa o maior valor para o mês desde 2002.
A Amazônia é berço da maior bacia hidrográfica do mundo. E garante as chuvas para boa parte da América do Sul além de ter papel central no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Também abriga imensa biodiversidade, com milhares de espécies de plantas e animais, algumas ainda desconhecidas ou pouco estudadas. Por isso é urgente medidas efetivas de preservação.
Rondônia integra a Amazônia Legal que ocupa 60% do território brasileiro que envolveu nove estados brasileiros: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Roraima e parte dos estados do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. Temos que ter o compromisso de evidenciar o que realmente se passa dentro do território da Amazônia.
A FETAGRO alerta que a criação de roças e plantação de alimentos, por exemplo, demanda uma força de trabalho pequena e raramente ocorre de forma mecanizada. Em comparação com a atuação de outros setores, o impacto da agricultura familiar é extremamente menor, já que o avanço sob a floresta nativa é baixo e o único objetivo é a própria subsistência. A prática da agricultura, diferente das demais, não é guiada pela lógica da expansão e do lucro, mas sim da sobrevivência por meio da terra.
Redação e Foto: Fabricia Lopes