
Coletivo Nacional de Políticas Sociais da CONTAG debate sobre a defesa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
O Coletivo Nacional de Políticas Sociais da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares reuniu-se nesta sexta-feira(29) para deliberar sobre resposta à reivindicação feita ao INSS sobre reabertura de todas as Agências da Previdência Social(APS). O déficit no quadro de servidores também foi outra problemática debatida na reunião, levando em consideração os constantes relatos de demora na análise dos pedidos de benefícios, as longas filas no atendimento e espera de meses por perícia, constata-se que não há servidores/as suficientes para a demanda de usuários.
A situação orçamentária do INSS é alarmante e preocupa os agricultores e agricultoras familiares, pois nos últimos anos, o INSS vem sofrendo constantes restrições orçamentárias que tornam a sua estrutura cada vez mais precária para fazer o atendimento da população.
O encontro contou com a participação do Presidente nacional do INSS, Guilherme Serrano e do Diretor de benefícios, Sebastião Faustino. Na oportunidade foi socializado informações sobre o novo Acordo de Cooperação Técnica do INSS Digital entre a Contag e o INSS e a proposta de capacitação que está em construção em parceria com o INSS.
Redação e Foto: Fabricia Lopes