
FETAGRO, CUT, Sindicatos e Movimentos Sociais convocam ATO pela reestruturação do atendimento do INSS
No próximo dia 5 de abril a FETAGRO, CUT, Sindicatos e Movimentos Sociais irão realizar uma mobilização que reunirá representantes de todas as regiões de Rondônia pela reestruturação do atendimento do INSS. A mobilização é para garantir orçamento adequado para o funcionamento do INSS, agilizar o atendimento, revisar os processos indeferidos indevidamente, melhorar as plataformas INSS Digital e Meu INSS que estão apresentando muitos problemas e inconsistências, realizar concurso público para contratação de mais servidores e médicos peritos para agilizar a análise dos processos e atendimento à população.
Serão 2 atos em frente às agências do INSS, o primeiro terá início às 8 horas da manhã na Av. Campos Sales, 3132, bairro Olaria em Porto Velho. o segundo terá concentração às 10 horas na rua Pres. Vargas, 616 - Bairro Centro, Ji-Paraná.
Veja quais reivindicações:
GARANTIA DE ORÇAMENTO ADEQUADO
Nos últimos anos, o INSS vem sofrendo constantes restrições orçamentárias que tornam a sua estrutura cada vez mais precária para fazer o atendimento da população. Recentemente, no orçamento da União aprovado pelo Congresso Nacional para 2022, o governo estabeleceu um corte de mais de R$ 980 milhões nos recursos destinados ao INSS.
MAIS SERVIDORES E SERVIDORAS
Um dos principais motivos da demora na análise dos pedidos de benefícios é o déficit de servidores/as para fazer o atendimento. O INSS não realiza concurso público desde 2015 e vem sofrendo redução do seu quadro de pessoal ano a ano. Não há servidores/as suficientes para a reabertura de mais de 300 agências para as atividades presenciais.
MELHORIA NAS PLATAFORMAS DO INSS
Os segurados especiais estão com dificuldades para encaminhar requerimentos de benefícios e serviços nas plataformas do INSS. Os problemas vêm ocorrendo nos sistemas do INSS Digital e do Meu INSS. As inconsistências limitam o uso das plataformas digitais, dificultam o acesso aos serviços previdenciários e sobrecarregam o atendimento presencial do INSS.
REPRESAMENTO E REVISÃO DOS PROCESSOS INDEFERIDOS INDEVIDAMENTE
Um dos problemas que tem gerado insatisfação de segurados especiais diz respeito ao represamento dos pedidos de benefícios, que estão demorando muito para serem analisados. Outra reclamação é o indeferimento indevido dos processos. O baixo orçamento gera dificuldade de capacitar servidores/as para redução desses indeferimentos e concessões indevidas.
MAIS MÉDICOS PERITOS
Mais de 600 agências do INSS não têm médicos peritos para atender os segurados, o que exige o deslocamento de pessoas adoentadas por longas distâncias para passar pela perícia. Em algumas regiões, os agendamentos são para meses depois do início da incapacidade para o trabalho, sem contar os reagendamentos que geram insegurança e sofrimento para os segurados.