Área Restrita

Fetagro

Análise profunda do meio rural marca a abertura do Congresso da CONTAG

05/03/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Com a presença de mais de 2.500 delegados(as) das 27 federações e sindicatos que compõem o Sistema CONTAG, foi realizado na noite desta segunda-feira (04), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, a abertura política do 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR).

A mesa foi composta por entidades e órgãos ligados diretamente ao campo, o que proporcionou uma análise profunda das lutas dos trabalhadores e apontou para a necessidade de se traçar estratégias para o enfrentamento dos desafios que a população do campo vivencia. Estavam presentes toda a diretoria da CONTAG, José Francisco, Manoel dos Santos e Francisco Urbano (ex-presidentes da CONTAG), Vagner Freitas e Wagner Gomes (presidentes da CUT e da CTB, respectivamente), Rui Falcão (presidente do PT Nacional), Pepe Vargas (ministro do Desenvolvimento Agrário), Gilberto Carvalho (ministro da Secretaria Geral da Presidência da República), Gerardo Iglesias (presidente da UITA), Alessandra Lunas (secretária Geral da COPROFAM, secretária de Relações Internacionais e vice-presidente da CONTAG), Luiz Ademir Possamai (presidente da Unicafes), além de deputados, senadores e representantes do poder público, de organizações da sociedade civil e de entidades internacionais. Entre as falas, o presidente da CONTAG, Alberto Broch, destacou a autonomia do MSTTR, o protagonismo da Confederação na luta pela Reforma Agrária, a aquisição do PRONAF, PAA, PNAE, PNHR, acordos e convenções trabalhistas a favor dos assalariados(as) rurais, a valorização do papel da agricultura familiar na garantia da soberania e segurança alimentar e a implantação de outras políticas estruturantes. Alberto também falou sobre o processo de construção da Chapa Única do 11º CNTTR, enaltecendo a manutenção e fortalecimento da unidade com respeito às diversidades da categoria.

A vice-presidente e secretária de relações internacionais, Alessandra Lunas, apontou que o conjunto do MSTTR precisa expandir a discussão sobre o campo para além das fronteiras do território nacional, promovendo assim um intercâmbio de experiências com relação à agricultura familiar. Por fim, a dirigente convocou todos e todas para uma luta conjunta no sentido de levar para o mundo o modelo de política democrática e participativa que a CONTAG vem desenvolvendo.

Apesar do desenvolvimento de políticas direcionadas ao campo, como o avanço do Plano Safra, programas de transferência de renda, assistência técnica e extensão rural, o ministro do MDA Pepe Vargas reconheceu que ainda há muito a ser feito para melhorar as condições de trabalho e vida dos trabalhadores(as) rurais.

O ministro da Secretaria Geral da República, Gilberto Carvalho, referiu-se à CONTAG como uma referência na formação de dirigentes voltados para o desenvolvimento sustentável baseado na agricultura orgânica. Destacou também a luta da Confederação por uma legislação para os(as) assalariados(as) rurais e seu importante papel para a democratização do país. Todas as falas da abertura política nortearão os próximos debates do 11º CNTTR, que acontecem até o dia 7 de março, véspera da eleição da nova diretoria da CONTAG.
2º dia – Conferências

A primeira conferência do Congresso, que acontece nesta terça-feira (5 de março), a partir das 9 horas, trará uma análise da conjuntura nacional e internacional e os desafios para o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS). Aprofundar esse tema é considerado muito importante porque o PADRSS propõe a melhoria da qualidade de vida e trabalho no campo brasileiro.

A Conferência “Análise da conjuntura nacional e internacional e os desafios para o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - PADRSS” tem como expositor Adriano Campolina, da Actionaid Brasil. A expectativa é que ele subsidie os delegados(as) do 11º CNTTR para os debates durante os trabalhos de grupo.

Desafios e alternativas para a Organização Sindical do MSTTR na consolidação do PADRSS é o tema da segunda conferência de hoje, às 10h. A professora Socorro Silva, da Universidade Federal de Campina Grande, da Paraíba, e colabora da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), será a conferencista, que vai trazer a sua experiência nesse processo, aliada a uma convivência forte com a organização sindical. Socorro não apenas desafiará os congressistas, como também os subsidiará com elementos que possam orientá-los em busca de solução aos desafios apresentados.

O secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Juraci Souto, será o coordenador dos trabalhos desta conferência. Fonte: Assessoria CONTAG Edição: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...