Área Restrita

Fetagro

Garanta a manutenção da sua aposentadoria

22/09/2021
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

O INSS por meio da Portaria nº 1.299, de 12 de maio de 2021, deliberou por retomar, a partir de maio/2021, a rotina de bloqueio dos créditos, suspensão e cessação dos benefícios por falta da comprovação de vida (Prova de Vida) aos beneficiários. O procedimento é obrigatório para todos que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Quem não faz a prova de vida, tem o benefício bloqueado!

 

O objetivo desse procedimento é dar mais segurança ao cidadão e ao estado brasileiro, evitando fraudes e pagamento de benefícios indevidos. Veja o calendário abaixo.

Calendário das provas de vida — Fonte: INSS

 

O Instituto Nacional do Seguro Social oferta diversos meios para a realização da comprovação de vida, são eles a Prova de vida presencial para os aposentados e pensionistas que tiverem a biometria bancária cadastrada poderão usar qualquer caixa eletrônico para fazer a prova de vida. No caso dos beneficiários sem biometria, é possível ir à agência bancária com CPF e documento com foto.

Outra possibilidade é a Prova de vida digital, porém até o momento, a forma digital atende ao número limitado de segurados, pois o INSS usa a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesta modalidade o usuário acessa o Meu gov.br (https://www.gov.br/pt-br/apps/meu-gov.br) e realiza o procedimento.

Em casos especiais existe também a Prova de vida através do procurador, nos seguintes casos em que os segurados de qualquer idade que não estejam em condições de se locomover.

Em Rondônia, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia-FETAGRO está realizando a campanha Sindicato de Portas Abertas, uma das ações é a organização de documentação para entrada de pedidos de benefícios e aposentadorias no INSS e a prova de vida. Procure o Sindicato do seu município.

 

 

 

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...