
Garanta a manutenção da sua aposentadoria
O INSS por meio da Portaria nº 1.299, de 12 de maio de 2021, deliberou por retomar, a partir de maio/2021, a rotina de bloqueio dos créditos, suspensão e cessação dos benefícios por falta da comprovação de vida (Prova de Vida) aos beneficiários. O procedimento é obrigatório para todos que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Quem não faz a prova de vida, tem o benefício bloqueado!
O objetivo desse procedimento é dar mais segurança ao cidadão e ao estado brasileiro, evitando fraudes e pagamento de benefícios indevidos. Veja o calendário abaixo.
Calendário das provas de vida — Fonte: INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social oferta diversos meios para a realização da comprovação de vida, são eles a Prova de vida presencial para os aposentados e pensionistas que tiverem a biometria bancária cadastrada poderão usar qualquer caixa eletrônico para fazer a prova de vida. No caso dos beneficiários sem biometria, é possível ir à agência bancária com CPF e documento com foto.
Outra possibilidade é a Prova de vida digital, porém até o momento, a forma digital atende ao número limitado de segurados, pois o INSS usa a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesta modalidade o usuário acessa o Meu gov.br (https://www.gov.br/pt-br/apps/meu-gov.br) e realiza o procedimento.
Em casos especiais existe também a Prova de vida através do procurador, nos seguintes casos em que os segurados de qualquer idade que não estejam em condições de se locomover.
Em Rondônia, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia-FETAGRO está realizando a campanha Sindicato de Portas Abertas, uma das ações é a organização de documentação para entrada de pedidos de benefícios e aposentadorias no INSS e a prova de vida. Procure o Sindicato do seu município.