Área Restrita

Fetagro

CONSELEITE DIVULGA VALORES DE REFERÊNCIA DO MÊS DE JULHO INDICANDO ESTABILIDADE DE MERCADO

13/08/2021
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

 

Conseleite divulga resolução com os valores de referência para o leite entregue em julho para ser pago em Agosto. De acordo com a Resolução Agosto/2021 o valor de referência do leite padrão no mês de julho é de R$ 1,62, seguindo estável em comparação ao mês anterior, que foi R$1,68.

Esse pequeno recuo pode ter ocorrido em decorrência da diminuição do preço de venda das indústrias do leite UHT que recuou em 4,11% e pelo queijo mussarela que recuou 0,6 %, contrariando o que aconteceu nos anos anteriores que neste período os preços do leite e dos subprodutos subiam em decorrência da baixa a produção que ocorrem pelo tempo seco e menor oferta de pastagem.

Outro fator que interferiu nessa pequena retração no valor de referência foi influenciado pela atualização do rendimento industrial, aprovado por unanimidade pela câmara técnica, que constatou uma alteração no rendimento do leite processado, de modo que para produzir os derivados as indústrias estão necessitando de maior quantidade de leite. 

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da USP, que faz estudos sobre o mercado do leite, indicou uma diminuição na captação do leite em todo Brasil no mês de junho. Entretanto, os impactos da pandemia sobre a economia ainda refletem no consumo dos produtos lácteos, fazendo com os preços pagos pelas redes atacadistas de distribuição continuem estáveis, ao contrário do que aconteceu em 2020.

Vale destacar que 80% da produção láctea de Rondônia é transformada em queijo mussarella e é vendido no sudeste e nordeste do Brasil. Apesar de apresentar uma pequena retração dos valores de referência desde mês, a perspectiva é de estabilidade nos preços, sem alterações significativas.

_____________________________________________________

 

 

CONSELEITERONDÔNIA

 

CONSELHOPARITÁRIO DE PRODUTORES/INDÚSTRIAS DE LEITE DO ESTADO DE RONDÔNIA

 

 

RESOLUÇÃO AGOSTO/2021

 

A diretoria do Conseleite – Rondônia atendendo os dispositivos do seu Estatuto aprova e divulgaos valores de referência para amatéria-prima leite entregue em julho/2021 a ser paga em agosto/2021.

 

Valores de referência para a matéria-prima (leite) entregue em Julho/2021 (pago em Agosto/2021) no estado de Rondônia e comparativo com o mês anterior

 

 

 

 

 

MATÉRIA-PRIMA

Volume

Gordura

ESD

CCS

CBT

litros/dia

(%)

(%)

milcéulas

somáticas/ml

mil

ufc/ml

Maior Valor de Referência

200

3,90

9,00

200

150

Valorde Ref. Leite Padrão

25

3,30

8,75

375

325

Menor Valor de Referência

25

3,00

8,40

750

750

 

(*) Os valores de referência da tabela são para a matéria-prima leite “posto no tanque de resfriamento”, o quesignifica que o frete de segundo percurso não deve ser descontado do  produtor rural. Nos valores de referência está incluso Funruralde 1,5%a ser descontado do produtor rural.

 

Observação:O Conseleite Rondônia alerta que outros parâmetros são considerados pelo mercado para estabelecer o valor final do leite a ser pago ao produtor, tais como: 1. Fidelidadedo produtor ao laticínio; 2. Distância da propriedade até o laticínio; 3. Qualidade da estrada deacesso a propriedade rural; 4. Temperatura do leite na entrega; 5. Capacidade dos tanques deresfriamento de leite da propriedade; 6. Tipos de ordenha; 7. Adicionais de mercado devido aoferta e procura pelo leite na região; 8. Sazonalidade da produção; 9. Condições sanitárias dorebanho;10.Outros benefícios concedidos pelas indústrias.

Ji-Paraná,06 de Agosto de2021

 

PEDROJOSÉBERTELLI  

Presidente   

ALESSANDRACOSTALUNAS

Vice-presidente

 

                                               

_____________________________________________________

 

O valor de referência

 

O valor de referência é a capacidade de pagamento dos laticínios pela matéria prima leite. Para chegar nesse valor é realizado o cálculo do custo de produção do leite, o custo da atividade industrial e o valor de venda dos produtos industrializados.

O Valor de referência serve para que os agricultores (as) possam negociar o preço do leite com as respectivas empresas, utilizando-se das informações do mercado e os valores disponibilizados pelo Conseleite/RO.

O Conseleite/RO faz uma análise técnica da cadeia produtiva, levantando em todo o estado os custos dos produtores, analisando o rendimento industrial, os custos e os valores dos produtos processados e vendidos pelas empresas, gerando uma informação técnica e transparente. A FETAGRO sempre tem cobrado muita transparência na coleta de todas as informações utilizadas para o cálculo do valor de referência do leite.

O produtor (a) deve também estar atento à informação do preço a ser pago no próximo mês informado pelos laticínios no rodapé da nota fiscal no leite pago e buscar um diálogo, um processo de negociação com as empresas.

É importante que a cadeia produtiva do leite continue fortalecendo o Conseleite que é uma ferramenta de diálogo e transparência na relação entre produtores e indústrias, superando os desafios e buscando formas de fortalecer a cadeia produtiva, em especial, aos agricultores (as) que sofrem os maiores impactos nos momentos de crise. O Conseleite não dita o preço, mas fornece informações para o produtor (a) negociar o preço com os laticínios.

Compreendemos que e preciso urgentemente organizarmos, em consonância com as organizações componentes do Conseleite, e com os membros do Conseleite, seminários regionais com os produtores e com a sociedade para esclarecer, pormenorizar o funcionamento do Conseleite, explicar como são realizados estes cálculos e de que forma o agricultor (a) pode utilizar o Conseleite como uma ferramenta de apoio a atividade leiteira.

A Fetagro seguirá discutindo junto ao governo do estado formas de apoiar os produtores (as), propondo ações de estímulo e fomento à produção, programas de melhoramento genético e alimentação que promovam uma diminuição dos custos de produção.

Continuaremos cobrando que os recursos do Fundo Pró-leite possa de fato retornar as produtores como programa de estado, permanente e efetivo, apoiando as principais necessidades da cadeia produtiva, desde o alto custo dos insumos, energia elétrica à melhoria da qualidade do leite, consequentemente, melhoria no preço, destacou Alessandra Lunas, Presidente da FETAGRO.  

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...