
Nota pública da FETAGRO a respeito da aprovação da Resolução Junho/2021 do CONSELEITE/RO
A direção da Federação dos trabalhadores Rurais agricultores e agricultoras familiares – FETAGRO vem a público manifestar repudio as manifestações equivocadas, depreciosas e desconectadas da verdade acerca da votação dos representantes da FETAGRO que aprovaram a resolução junho/2021 que dispõe sobre os valores referência da matéria prima leite do mês de junho de 2021 do Conselho Paritário de Produtores e Industriais de Leite do Estado de Rondônia – CONSELEITE/RO.
A FETAGRO há 28 anos atua com lisura e firmeza da defesa dos agricultores familiares do Estado de Rondônia, em especial ao membros cadeia produtiva do leite. Reforçamos aqui nosso compromisso político em defesa dos interesses destes produtores, afinal este é nosso dever de representação dos mais de 150 mil filiados que temos por meio dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais filiados a FETAGRO
Em relação as manifestações nas redes sociais e em nota veiculada pela imprensa, nos surpreendeu ver as afirmações de que a FETAGRO teria votado contra os interesses dos produtores de leite na última reunião do Conseleite, que ocorreu no dia 07/06/21, divulgando o Valor de Referência para a Matéria Prima Leite, sendo:
Diante disto, queremos aqui esclarecer como se dá o funcionamento do CONSELEITE, bem como o processo de aprovação das resoluções e demonstrar os equívocos e distorções que ocorreram acerca do nosso posicionamento.
DA NECESSIDADE DE ATUALIZAÇÃO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO
- A todos os que assistiram a reunião da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa de Rondônia, no dia 19/04/21, que tratou da problemática ora enfrentada pelos produtores na crise do leite, puderam ver a manifestação da presidente da Fetagro, Alessandra Lunas, cobrando a reformulação do custo de produção, inclusive o quão duramente foi repreendida pelo presidente do Sindicato das Industrias de Laticínios no Estado de Rondônia – Sindileite/RO, que na ocasião discordou da sua manifestação.
- A cobrança incisiva pela Fetagro para que na reunião do Conseleite fosse realizada o debate da necessidade de atualização dos custos de produção, visto a urgência e a necessidade que vive a cadeia produtiva do leite.
- Iniciando o trabalho de atualização dos custos de produção pela Câmara Técnica do Conseleite que ocorreu no dia 07 de maio de 2021, assim que as planilhas para o levantamento foram disponibilizadas, fizemos nosso papel e colocamos nossos sindicatos em campo e conseguimos apresentar a câmara técnica dados demonstrativos de 17 sindicatos, correspondendo a 19 municípios pesquisados, com significativa representatividade das diversas regiões do estado.
- A câmara técnica se reunirá no dia 15/06/21 para discutir os dados levantados e dar sequência no trabalho de levantamentos dos custos, que não se encerrará nesta data, visto que os dados zootécnicos não foram analisados.
- Faz-se necessário informar que os levantamentos dos custos das industrias também será realizado, visto que os descontroles nos preços afetou a toda a sociedade e, consequentemente, aos laticínios.
- Vale destacar que o Conseleite disponibilizará uma planilha para que o produtor possa calcular individualmente os custos de sua produção leiteira, o que tratará mais transparência para a negociação entre os produtores e os laticínios.
- Por fim, o trabalho da Câmara técnica está em andamento. Por parte da FETAGRO, tem sido feito com muita responsabilidade, transferência e compromisso para assegurar que os dados reflitam de fato a realidade dos produtores de leite do Estado de Rondônia.
DO VOTO DOS REPRESENTANTES DA FETAGRO NO CONSELEITE
- Quanto a aprovação da Resolução junho/2021, na reunião Conseleite/RO realizada no dia 07/06/2021, os nossos representantes votaram pela aprovação do valor de referência da matéria prima leite apresentados pela Universidade Federal do Paraná, como sempre ocorre, visto que os dados apresentados gozam da rigor técnico e do pleno conhecimento dos conselheiros, bem como da câmara técnica.
- O fato de não ser possível concluir a atualização dos valores, não haver tempo hábil para atualizar o custo de produção e a necessidade do conselho divulgar os valores de referência para auxiliar na negociação entre produtores e laticínios foi o que motivou os representantes da FETAGRO a aprovarem a referida resolução, garantindo assim a continuidade do Conseleite.
- Neste sentido, faz-se necessário enfatizar que os Conselheiros representantes da FETAGRO, ao concordar com a resolução apresentada não votaram contra os interesses dos produtores, como vem sendo falsamente afirmado; até mesmo por que gerará muito mais prejuízos não divulgar os valores de referência, pois os agricultores não teriam parâmetros para negociar a sua produção.
- Outra questão importante é que a não aprovação da referida resolução causaria prejuízos legais a Universidade Federal do Paraná que tem convenio firmado com a SEAGRI para a divulgação mensal da resoluções com os valores de referência.
- Vale salientar que ao votar pela resolução, os conselheiros que representam a FETAGRO concordaram com os valores apresentados até que a revisão dos custos seja concluída, e que possa representar de forma mais assertiva a realidade dos custos de cada propriedade.
- Portanto, compreendemos os desafios desta revisão e estamos trabalhando para que os resultados de fato possam demonstrar a real situação ora enfrentada pelos produtores, cumprindo com nosso papel no sentido de contribuir no levantamento dos dados.
- A nossa atuação tem trazido vitorias importantes, como a exigência de que os laticínios informem no rodapé da nota fiscal, até o dia 10 de cada mês, o valor a ser pago no mês seguinte. Não divulgar os valores de referência implicaria causaria sérios problemas, possibilitando que os laticínios informem valores aleatórios em função da ausência de parâmetros técnicos.
- Quanto ao resultado da análise deste mês (Maior Valor de Referência: 1.67; Valor de Ref. Leite Padrão:1,45; e Menor Valor de Referência: 1,32) demonstra uma melhora no preço em relação aos meses anteriores, e assim esperamos que o mercado continue reagindo positivamente. Até lá, seguimos lutando para que políticas mais justas possam ser implementadas em prol da cadeia de leite em Rondônia e também no país.
- Contudo, alguns setores tem atuado para impedir o funcionamento do Conseleite como forma de desestruturar os passos que tem sido dados para trazer transparência em relação aos custos de produção e a capacidade de pagamento das industrias. Sem o Conseleite, fica mais fácil manipular os preços, prejudicando de maneira mais aguda os produtores que estão nas regiões mais distante e que tem volumes menores de produção, recebendo preços muito desiguais em relação aos demais produtores.
Lamentamos a desinformação e reafirmamos nossa luta e trabalho em defesa dos interesses daqueles que, cotidianamente, se dedicam com seu suor para ganhar seu sustento.
Para maiores esclarecimentos realizaremos uma Live, detalhando o funcionamento do Conseleite e socializando como está o andamento dos trabalhos da câmara técnica, afim de manter a nossa categoria informada quanto ao funcionamento do Conseleite e os trabalhos para a atualização dos custos de produção.
Seguimos de cabeça erguida nesta difícil estrada, que muitas vezes está repleta de pedras que tornam o caminho ainda mais difícil, nos causando tropeços na tentativa e nos desviar do real caminho a seguir.
Seguimos na luta companheiros e companheiras, juntos(as) somos cada dia mais fortes!!!!
Fraternal Abraço a todas e todos!!!!
A direção.