Área Restrita

Fetagro

FETAGRO PARTICIPA DE SOLENIDADE DE ASSINATURA DE CONTRATOS DO PNCF

11/11/2020
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

O Secretario de Política Agrária Marcio Viana Participou de Solenidade de assinaturas de Contratos do Programa Nacional de Credito Fundiário realizada em Cacoal no dia 07 de Novembro com a presença de autoridades do Governo Federal e do Governo Estadual. A solenidade foi restrita a algumas autoridades e contou com 02 famílias representando contratações de Theobroma e Parecis.

 

Marcio Destaca e parabeniza a atuação dos STTRs envolvidos nestas contratações e reforça que “sem o empenho, esforço e muito trabalhão realizado pelos Sindicatos não estaríamos realizando estas contratações e permitindo que 350 famílias deixem de ser meeiros, assalariados, sem terra e passem a ser agricultores familiares”. Segundo o secretario deve ser encaminhado até 15 de Dezembro deve ser protocolados junto ao banco mais 100 contratos.

 

Em função das restrições impostas pela COVID-19 participaram da solenidade 02 famílias representando as demais que também assinaram contrato. O jovem casal Kaio Crepaldi da Silva e Melry Samia que serão beneficiados na aquisição da propriedade em Theobroma. O casal morava e trabalha na pequena propriedade dos pais de caio e, há pouco tempo constituíram família, e agora tem a oportunidade de viver e trabalhar em sua propriedade. Representando as 200 famílias que adquiriram a propriedade em Parecis participou Paulo Sergio Sfalcini. Paulo Sergio trabalhava como vaqueiro nas fazendas da região e agora tem a oportunidade de trabalhar e investir em sua propriedade.  Nesta etapa foram contratadas 200 propostas em Parecis, 70 em Theobroma. As demais famílias totalizam 350  assinados.

 

Marcio destaca ainda o importante papel das parcerias, neste caso as empresas de assistência técnica que fazem a elaboração do projeto posteriormente prestaram a assistência técnica às famílias, auxiliando na implantação do projeto produtivo e acompanhando a execução do PRONAF-A contratado. Esteve presente o presidente da EMATER Luciano Brandão, Ivan Cecchin e Cleberson Santos, representantes da PLANTEC que já atua no projeto desde o inicio do programa. Ivan destacou que só foi possível essas efetivar essas contratações por que as instituições atuaram com parceria, comprometimento sinergia, todos trabalhando pelo mesmo objetivo, assegurar o acesso a terra as famílias beneficiárias.

 

Também Esteve presente o Coordenador da Unidade Técnica Estadual – UTE Bruno Vinícius  que reforçou a importância do trabalho da FETAGRO e do Sindicato na organização e mobilização das famílias. O Coordenador Nacional do Programa Alberto Batista destacou a importância das contratações e reafirmou que, mesmo nas próximas contratações que a responsabilidade da capacitação e elaboração do projeto será exclusiva das instituições de ATER, a presença da FETAGRO e dos STTRs na organização e mobilização das propostas é fundamental.

 

 A FETAGRO e os STTRs tem como tarefa o acompanhamento da implantação dos projetos e a luta pelo acesso as políticas publicas, como o Minha Casa Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos, dentre outros.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...