Área Restrita

Fetagro

COMEÇA HOJE O FESTIVAL DA JUVENTUDE RURAL CONECTADA

06/08/2020
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

"É uma expectativa muito grande para o nosso primeiro dia do 1º Festival Juventude Rural Conectada ‘Construindo um mundo novo’, que acontecerá de forma virtual, a partir das 17h30, de 06 a 08 de agosto, no Portal e Redes Sociais da CONTAG. Debateremos temas importantes do cotidiano da juventude rural e de todos(as) os(as) agricultores(as) familiares. Contamos muito com a participação de todos e todas”, compartilha a secretária de Jovens da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Mônica Bufon.

 

 com esse sentimento de expectativa, mas também de muito otimismo compartilhado pela secretária de Jovens da CONTAG, que logo mais às 17h30, desta quinta-feira (06), terá início o 1º Festival Juventude Rural Conectada, a ser realizado neste mesmo horário, nos dias 07 e 08, no Portal e Redes Sociais da CONTAG.

Serão três dias, em que a Juventude Rural do Brasil e da América Latina debaterá sobre respeito às diversidades, produção sustentável, preservação do meio ambiente e novas maneiras de organizar a produção, garantindo renda e qualidade de vida no campo, floresta e águas.

Ah! A programação do 1º Festival Juventude Rural Conectada será dividida em dois momentos. Das 17h30 às 20h serão realizados os Debates e das 20h às 21h acontecerão as Noites culturais. Ao longo dos três dias também serão socializados depoimentos e expostas várias experiências produtivas e culturais da juventude rural.

 

PROGRAMAÇÃO!

E se você ainda não anotou a programação, compartilhamos mais uma vez!

 

1º DIA (06/08)

 

No primeiro dia, o diálogo será sobre o processo eleitoral de 2020 e sua importância para lidar com os impactos sociais, políticos e econômicos da pandemia para a juventude rural, assim como o debate sobre as consequências da elaboração e disseminação de notícias falsas (fake news) para o processo democrático de nosso país, especialmente depois da Eleição de 2018, que foi profundamente influenciada pela veiculação de notícias falsas pelas redes sociais.

 

2º DIA (07/08)

O segundo dia vai trazer questões fundamentais sobre o respeito às diversidades, pois a luta por pela igualdade deve incluir o respeito às diversas formas de existir e de amar, assim como todos os tons de pele. “Um dos passos é dar visibilidade aos desafios enfrentados pela juventude negra rural, assim como pela juventude LGBTQIA+ do campo, floresta e águas. Quais são esses desafios e qual a importância de superá-los? Nossa intenção é discutir como a sociedade e a luta do movimento sindical se fortalecem ao abraçar essa causa.”, explica Mônica Bufon.

 

3º DIA (08/08)

O terceiro e último dia trará também um olhar sobre as novas formas de comercialização da agricultura familiar que foram potencializadas pela necessidade de isolamento social, e também sobre a produção agroecológica, uma vez que não é possível construir um mundo novo sem pensar a produção de alimentos de maneira sustentável, respeitando todos os elementos envolvidos nesse processo, sociais e naturais. Como o movimento sindical está participando e potencializando essas questões fundamentais para a agricultura familiar e toda a sociedade?

 

o Festival será transmitido pelas redes sociais da CONTAG:

https://www.youtube.com/user/ContagBrasil

FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes, com informações da Secretaria de Jovens da CONTAG

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...