Área Restrita

Fetagro

LATICINIOS DEVERÃO PARTICIPAR DO CONSELEITE E REVINDICAÇÃO DA FETAGRO É ATENDIDA

19/06/2020
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Reivindicação da Fetagro se concretiza coma sanção da lei 4. 792/20,proposta pelo Deputado Lazinho da FETAGRO, na últimaterça-feira (16), que estabelece a obrigatoriedade de adesão ao Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite do Estado de Rondônia (Conseleite-RO) por todos os laticínios instalados em Rondônia, sob pena de perca de benefícios de benefícios fiscais.

 

A FETAGRO, desde a implantação do Conseleite, tem trabalhado para a inclusão no conselho de todas as empresas que processam leite em Rondônia para conseguir maior transparência na politica de preço do leite em Rondônia e diminuir os episódios de queda repentina no preço do leite.

 

Em 2019, durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa e proposta pelo Deputado Lazinho da FETAGRO, esta demanda foi firmemente pautada pela presidente da FETAGRO Alessandra Lunas, que defendeu uma postura mais firme do governo do Estado no trato com as empresas do setor lácteo, especialmente as que não compunham o conselho  e se beneficiavam com benefícios fiscais, que chegavam a ordem de 85% dos impostos estaduais.

 

A crise do leite, agravada pela COVID –19 e pela paralização da entrega realizada por vários produtores, acelerou ainda mais o debate acerca da necessidade de condicionar a concessão de benefícios tributários. Neste contexto o Deputado Estadual Lazinho da FETAGRO apresentou o Projeto de lei, que foi aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo Governo do Estado determina que as empresas de laticínios que não aderirem ao Conseleite-RO terão os incentivos e benefícios fiscais concedidos pelo Estado de Rondônia suspensos até que formalizem a adesão ao conselho.

 

Alessanda Lunas comemora um importante passo rumo ao fortalecimento da cadeia produtiva do leite e destaca como uma importante vitória a aprovação desta lei. “É muito importante ver as nossas proposições sendo finalmente concretizadas e o Conseleite-RO sendo fortalecido como um espaço de diálogo, proposição de medidas para a cadeia produtiva do leite e construir uma politica de preço solida e transparente e justa para produtores e indústria”, enfatizou a presidente. Segundo a presidente é preciso reunir o conselho para discutir a implementação da lei, a ampliação da representação dos agricultores e a contratação da Universidade do Paraná, que tramita a mais de um ano junto a SEAGRI.  

 

O Conseleite

 

O Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite do Estado de Rondônia (Conseleite-RO) é um grupo de pessoas, formado paritariamente pelo mesmo número de representantes dos produtores rurais de leite e das indústrias de laticínios de Rondônia. Trata-se de uma associação civil, regida por estatuto e regulamentos próprios, com o principal objetivo da busca pró-ativa de soluções conjuntas, pelos produtores rurais e indústrias, para problemas comuns do setor lácteo rondoniense, por meio de uma relação mútua de confiança que visa uma maior clareza no estabelecimento de preços de referência para a matéria-prima leite.

 

Os valores de referência são levantados pela Universidade do Paraná, que tem realizado um grande trabalho, referendado pelos produtores e pelas industrias que participam no Conselho. Após a realização do estudo técnico, os valores de referencia são apresentados e aprovados pelos membros do Conselho e divulgados para a sociedade reflete a capacidade de pagamento do leite, que leva em conta o custo do produtor, da indústria e o preço de venda do leite e seus subprodutos.  

Fonte: Assessoria de Comunicação da FETAGRO.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Cooperativas da agricultura familiar podem firmar parceria com Usina de Jirau
13/09/2012

Cooperativas da agricultura familiar podem firmar parceria com Usina de Jirau

[caption id="attachment_267" align="alignleft" width="300"] FETAGRO, Creditag, CUT e Consórcio camargo Correa reunidos no último dia 5[/caption] Cooperativas da agricultura familiar ligadas a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO) foram convidadas a firmarem parceria com o Consórcio Camargo Correa, responsável pela obra da Usina Hidrelétrica de Jirau, para o fornecimento de gêneros alimentícios ao canteiro de obras. A iniciativa tem o objetivo de valorizar o produto e a produção de Rondônia. O convite foi formalizado no último dia 5, no canteiro de obras, em reunião entre representantes da FETAGRO, do Sistema Creditag (conjunto de cooperativas de produção...

FETAGRO e Banco do Brasil assinam termo de parceira para habitação rural
04/09/2012

FETAGRO e Banco do Brasil assinam termo de parceira para habitação rural

04/09/12 [caption id="attachment_275" align="alignleft" width="300"] Entidades selam Termo de Parceria e Cooperação[/caption] A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO) e a superintendência regional do Banco do Brasil assinaram na tarde de ontem (03), Termo de Parceria e Cooperação para o financiamento de habitações rurais, por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). O ato foi celebrado na sede da agência do Banco do Brasil em Ji-Paraná entre o presidente da FETAGRO, Lázaro Dobri (Lazinho), o vice-presidente Fábio Menezes e o gerente geral da agência em Ji-Paraná, Carlos Alberto Ito. O Programa Nacional de Habitação Rural integra...