Área Restrita

Fetagro

15 DE MAIO - DIA NACIONAL PELO ADIA ENEM

15/05/2020
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A Contag reforçou hoje a campanha pelo adiamento do ENEM em função do longo período de suspensão das aulas, que ainda pode durar muito tempo, prejudicando assim os jovens, que esperam por meio do exame, chegar a universidade. O secretario de Juventude Gil Fagundes acredita que a manutenção da data do ENEM prejudicaria principalmente os jovens rurais, que não te acesso a internet para estudar e assegurar uma boa preparação para a prova.  

 

O ENEM foi uma importante conquista do povo brasileiro. Ao longo dos seus mais de 10 anos de existência, o exame foi se aprimorando, destacando-se o acréscimo aos seus objetivos a seleção para o ingresso no ensino superior e a criação do Sistema de Seleção Unificada (SISU) onde instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos (as) participantes do ENEM.

 

Em 2020, com a crise sanitária do CONVID-19, surge também uma crise provocada pelo ministro do Ministério da Educação (MEC) e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), momento em que, sem nenhuma consulta às instituições e movimentos da educação, foi definida a realização do exame em 2020 com cronograma das provas marcado para os dias 1º a 8 de novembro de 2020.

 

Agindo desta forma, o MEC e o INEP, ignoram a problemática pela qual passa o País em função da crise gerada pelo Covid-19, além de prejudicar milhões de estudantes que não têm acesso aos meios de informações e comunicação para se prepararem por Educação a distância(EAD).

 

Desta forma, nos somamos a posição da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União dos Estudantes Secundaristas (UBES) e da Associação Nacional de Pós Graduação (ANPG) pelo adiamento do ENEM. Neste sentido, conclamamos a juventude rural para aderir e participar da Campanha Nacional da UNE, UBES e ANPG: 15 DE MAIO – DIA NACIONAL PELO ADIA ENEM, para que nenhum estudante tenha seu ingresso na Universidade prejudicado pela crise do Covid-19.

 

Para nós, que fazemos parte do Sistema Confederativo CONTAG (CONTAG, Federações e Sindicatos filiados) é inaceitável que o governo federal queira criar condições de igualdade de participação e concorrência num exame tão importante como é o ENEM, numa sociedade onde as condições de oportunidades foram historicamente criadas de forma desigual, em especial para as populações do campo, da floresta e das águas. “Nos somamos a luta de todas as organizações juvenis para que os alunos não sejam prejudicados e fiquem cada vez mais longe de ingressar um dia nas universidades”, destacou Gil Fagundes.

 

Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais

 

Fonte: CONTAG, FETAGRO e STTRs

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...