Área Restrita

Fetagro

COMITE GESTOR DO PAA ESTADUAL APROVA DEMANDA DA FETAGRO

06/02/2020
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A Secretária de Política Agrícola Elessandra Dutra participou da reunião do comitê Gestor do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Estadual discutindo os critérios na realização da chamada publica para a compra dos produtos da agricultura familiar e a doação simultânea dos alimentos adquiridos. A reunião aconteceu nos dias 21 e 22 de Janeiro na SEAGRI em Porto Velho.

 

Para o ano de 2020 o Governo do Estado tem no orçamento o valor de 1.800.000,00 (um e milhão e oitocentos mil reais) para adquirir produtos da agricultura familiar por meio de cooperativas e grupos informais que estejam interessados em vender a produção, participando da chamada pública e entregando a produção nas entidades cadastradas pelo Governo do Estado.

 

Elessandra lembra que em 2019 o governo do Estado descumpriu as deliberações do comitê gestor, não realizou o chamamento publico e disponibilizou o recurso somente para a cidade de Porto Velho, deixando os demais municípios de fora do programa. Segundo a Secretaria a FETAGRO, juntamente com as demais entidades da agricultura familiar, intensificaram a cobrança para que o recurso seja distribuído equitativamente entre as cooperativas e grupos informais de todo o estado, atendendo o que dispõe a legislação. Elessandra diz ainda que a FETAGRO irá solicitar da Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa que acompanhe a execução do programa PAA Estadual e fiscalize o cumprimento das decisões do Comitê Gestor.

 

As instituições que compõe o Comitê Gestor corroboraram aos questionamentos feitos pela FETAEGRO sobre a forma de aplicação do recurso. O Comitê Gestor deliberou que o goverdo no estado deve publicar edital de Chamamento Público aberto para todo o Estado de Rondônia para a seleção das cooperativas e grupos informais que farão a entrega dos produtos. Precisa estabelecer parcerias para a execução do PAA Estadual com prefeituras, Emater, Sindicatos, Cooperativas e Associações. Para assegurar mais eficiência à execução do programa a SEAGRI deverá elaborar Check List para identificar a infraestrutura dos locais onde será entregue os produtos do PAA. 

 

Assim que publicado o edital as cooperativas e grupos informais organizarão o projeto, juntando a documentação prevista no edital e informando os produtos e a respectiva quantidade que irão entregar. A FETAGRO acompanhará todas as etapas da chamada publica e juntamente com os Sindicatos atuará na orientação, auxiliando as cooperativas e grupos informais interessados. “Faremos o que estiver ao nosso alcance para que o programa chegue a todos os municípios de Rondônia, para ser gradativamente fortalecido no orçamento estadual” destacou Elessandra.  A chamada publica ainda não tem data prevista para acontecer.

 

Sobre o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos – PAA Estadual

 

O PAA estadual surgiu após diversas reivindicações da FETAGRO através dos Gritos da Terra e outros espaços de mobilização e cobrança, demonstrando para o Estado a necessidade de alocar recursos do orçamento para adquirir produtos da agricultura familiar, como forma de fomentar e incentivar a produção diversificada da Agricultura Familiar. Neste cenário, o Deputado Estadual Lazinho da Fetagro, conhecedor desta necessidade, propôs a Criação do PAA Estadual na modalidade compra e doação simultânea que foi instituído pela 3.993/2017 e regulamentado pelo decreto estadual 22.780/2018.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...