Área Restrita

Fetagro

DIRIGENTE DA FETAGRO PARTICIPA DE INTERCAMBIO NO CHILE

10/12/2019
11/12/2019
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A Secretária de Formação da FETAGRO Rosiléia Inácio participou de um intercambio com a Agricultura Familiar Chilena, promovido pela CONTAG em parceria com MUCECH – Movimento Unitário Campesino e Etnias do Chile e INDAP – Instituto de Desenvolvimento Agropecuário, organizações chilenas que atuam com agricultura familiar. Participaram ainda do intercambio, representantes das demais federações, assessores da CONTAG e a Secretária de Mulheres da CONTAG Mazé Moraes.

 

O objetivo do intercambio foi à identificação e disseminação de experiências exitosas, construção espaços de trocas de conhecimento e cooperação técnicas entre organizações para fortalecer as experiências dos dirigentes e conhecer outras formas de organização e representação sindical.

 

No itinerário do intercambio foram visitadas experiências de organização sindical, destacando a visita ao Sindicato de Putaendo, visita a propriedades que trabalham com fruticultura e visita ao Comitê Água Potável – Associação com mil famílias de agricultores que ganharam na justiça o direito de utilizar a água para a agricultura e para o consumo humano, pagando um valor menor que o preço de mercado. Também realizada visita ao Escritório Regional da FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação.

 

“Uma das visitas mais interessantes foi a visita Vinha Santa Adela, que trabalha com a produção de vinhos artesanais, sem o uso de veneno, com a participação dos filhos, em apenas um hectare de terra, preservando a cultura local”, destacou Rosiléia. Outra importante experiência é a Tenda da Agricultura familiar, localizado na Capital Santiago, nas proximidades dos Ministérios, onde são comercializados os diversos produtos da Agricultura Familiar chilena. “É também uma forma do poder publico ver e saborear a produção da agricultura familiar” reforçou a dirigente.

 

Rosiléia destacou que os agricultores familiares chilenos encontram diversas dificuldades, dentre elas a escassez de água e necessidade de pagar um valor altíssimo para utilizar a água na atividade agropecuária, não acessam políticas publicas de apoio e incentivo a produção, entretanto, as pequenas áreas são todas produtivas.

 

Ressaltou ainda que o sindicalismo atravessa momentos muitos difíceis, especialmente na defesa dos agricultores, pela construção de políticas publicas e pela estatização da água. Outra demanda política é a realização de uma Assembléia Nacional Constituinte para a construção de uma Constituição Federal que assegure direitos sociais.

Galeria

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...