Área Restrita

Fetagro

FETAGRO REALIZA REUNIÕES PARA DISCUTIR CONTRATAÇÕES DO CRÉDITO FUNDIÁRIO

03/12/2019
04/12/2019
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

O Secretário de Política Agrária Marcio Viana realizou nesta segunda (02) reuniões em Porto Velho para definir calendário e estratégia para assinatura das 374 propostas do Credito Fundiário, que já foram aprovadas pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural - CEDRS e estão internalizadas no Banco do Brasil aguardando assinatura.

 

Em reunião o Superintendente do Banco do Brasil assumiu o compromisso de agilizar o encaminhamento das propostas que ainda não foram protocoladas no banco e se propôs em dialogar CENOP, setor responsável pela geração dos contratos, para que na data definida pela FETAGRO e pela UTE os beneficiários possam realizar assinatura. A resolução nº 4.735/2019 do Banco Central do Brasil determinou que as propostas em tramitação devem ser assinadas até 31 de Dezembro de 2019.

 

Também foi discutido com o Banco do Brasil os atrasos nos pagamentos do recurso para Assistência Técnica e Extensão nas unidades produtivas, que se encontram em atraso para a maioria das empresas. O superintendente solicitou um relatório atualizado os pagamentos pendentes e assumiu compromisso de fazer gestão junto ao setor competente e realizar os pagamentos devidos.

 

Na reunião com o Secretário de Estado de Agricultura Evandro Padovani discutimos sobre os efeitos da resolução 4.735/2019 Padovani propôs realizar um grande evento para a assinatura o contrato, podendo contar com a presença da Ministra da Agricultura, como forma de fortalecer nacionalmente o PNCF. A proposta de data para a assinatura dos contratos é de 21 de Dezembro em Ji-Paraná.

 

Marcio Viana faz o balanço de que as reuniões foram extremamente positivas, uma vez que o Banco do Brasil se dispõe em agilizar a geração dos contratos e o Governo do Estado assumiu também o compromisso de realizar o evento para as assinaturas dos contratos. Segundo Marcio “é necessário fazer todo o esforço possível para fazer a assinatura para evitar que todo o trabalho realizado não seja perdido. Vamos fazer um esforço para que as pendências sejam sanadas ainda esta semana”.

 

Tramitam na unidade técnica propostas de aquisição pelo Credito Fundiário que atenderão 374 famílias de trabalhadores sem terra em Rondônia.

 

Marcio Viana realizou também visita ao Gabinete do Deputado Lazinho onde tratou sobre o evento para a assinatura dos contratos do Credito Fundiário e discutiu também a regulamentação da Lei de Pagamentos por Serviços Ambientais que esta em processo de regulamentação. Esteve também com o novo Superintendente do INCRA Ederson Littig que assumiu a superintendência há poucos dias. Marcio apresentou as principais pautas do movimento sindical, falou sobre o Acordo de Cooperação Técnica para a emissão de DAP que esta em execução e reafirmou o compromisso de dialogo e parceria da FETAGRO com o INCRA.

Galeria

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...