Área Restrita

Fetagro

CONTAG apresenta preocupações da Agricultura Familiar à ministra Tereza Cristina

12/02/2019
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

 

 

 

 

 

 

Em audiência na tarde desta segunda-feira (11), a Diretoria da CONTAG apresentou sua preocupação de áreas do meio rural, a exemplo da isenção da taxa de importação do leite; Assistência Técnica e Extensão Rural; Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP); Programa Nacional de Crédito Fundiário; e com Políticas Públicas para o meio rural.

 

Sobre a isenção da taxa de importação do leite, a CONTAG oficializou com a ministra sua insatisfação com a suspensão do governo federal da taxa de importação do leite de 14,8% sobre o produto importado da União Europeia (UE), de 3,9% da Nova Zelândia e o ingresso do leite em pó oriundo do Uruguai. 

 

A Direção da CONTAG externou sua preocupação com os recursos destinados para Assistência Técnica e Extensão Rural, inclusive a situação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER).

 

A transformação ou não da Declaração de Aptidão ao Pronaf em Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) é outro ponto que foi apresentado pela CONTAG. E também se o governo vai manter os Sindicatos ligados à Confederação aptos a fazer a Declaração. Hoje 25% das DAPs são emitidas pelos Sindicatos.

 

A CONTAG também reivindicou que as regras do Programa Nacional de Crédito Fundiário reformuladas nos últimos dois anos sejam mantidas pelo atual governo, pela estruturação do INCRA, e a volta e permanência do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, do Programa de Organização Produtiva para as trabalhadoras rurais, dos programas e polítcas públicas ambientais e para as mulheres rurais, entre outras reivindicações demandadas pelo meio rural.  

 

Tereza Cristina prometeu sentar novamente com a Direção da CONTAG no prazo de 15 dias, onde trará respostas às demandas da Agricultura Familiar.

 

“A partir desta conversa abrimos um diálogo com o Ministério, onde defenderemos o conjunto de políticas públicas antes desenvolvidas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrária (MDA) e que agora estão no Ministério da Agricultura”, afirmou o presidente da CONTAG  Aristides Santos, durante a audiência.  

 

O presidente da CONTAG reiterou: “Já solicitamos às nossas Federações que contribuam com a pauta do Plano Safra 2019/2020 para apresentarmos ao governo federal”.      

 

Na ida ao Ministério da Agricultura, o secretário de Política Agrícola Antoninho Rovaris e a secretária de Meio Ambiente Rosmarí Malheiros, se reuniram com o diretor de Serviço Florestal Brasileiro Valdir Collato para tratar do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa de Regularização Ambiental.

 

FONTE: CONTAG

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Cooperativas da agricultura familiar podem firmar parceria com Usina de Jirau
13/09/2012

Cooperativas da agricultura familiar podem firmar parceria com Usina de Jirau

[caption id="attachment_267" align="alignleft" width="300"] FETAGRO, Creditag, CUT e Consórcio camargo Correa reunidos no último dia 5[/caption] Cooperativas da agricultura familiar ligadas a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO) foram convidadas a firmarem parceria com o Consórcio Camargo Correa, responsável pela obra da Usina Hidrelétrica de Jirau, para o fornecimento de gêneros alimentícios ao canteiro de obras. A iniciativa tem o objetivo de valorizar o produto e a produção de Rondônia. O convite foi formalizado no último dia 5, no canteiro de obras, em reunião entre representantes da FETAGRO, do Sistema Creditag (conjunto de cooperativas de produção...

FETAGRO e Banco do Brasil assinam termo de parceira para habitação rural
04/09/2012

FETAGRO e Banco do Brasil assinam termo de parceira para habitação rural

04/09/12 [caption id="attachment_275" align="alignleft" width="300"] Entidades selam Termo de Parceria e Cooperação[/caption] A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO) e a superintendência regional do Banco do Brasil assinaram na tarde de ontem (03), Termo de Parceria e Cooperação para o financiamento de habitações rurais, por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). O ato foi celebrado na sede da agência do Banco do Brasil em Ji-Paraná entre o presidente da FETAGRO, Lázaro Dobri (Lazinho), o vice-presidente Fábio Menezes e o gerente geral da agência em Ji-Paraná, Carlos Alberto Ito. O Programa Nacional de Habitação Rural integra...