Área Restrita

Fetagro

FETAGRO PARTICIPA DE REUNIOES EM VILHENA E CHUPINGUAIA

18/10/2019
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A Fetagro participou nesta semana, de 14 a 18 de Outubro, de reuniões nas comunidades e associações rurais dos municípios de Vilhena e Chupinguaia a fim de levar esclarecimentos sobre as ações do movimento sindical e realizar a escuta das demandas e necessidades dos agricultores (as).

 

As reuniões, que foram organizadas e convocadas pelo STTR de Vilhena e Chupinguaia, levaram esclarecimentos a cerca da reforma da previdência, em processo de votação no senado, quais as mudanças na prática quanto aos benefícios previdenciários, os processos de fiscalização realizados pela receita federal quando ao ITR, as alterações legislativas no tocante a regularização fundiária – tão demandada nestes municípios – e abordou também as ações planejadas pelo movimento sindical de combate ao retrocesso de direitos e de fortalecimento dos sindicatos.

 

A presidente da FETAGRO Alessandra Lunas destacou que nas reuniões as pessoas participaram atentas para saber o que mudou na legislação, o que de fato vai impactar na vida dos trabalhadores (as) e no funcionamento do sindicato. Segundo ela, é “importante assegurar um diálogo presente e permanente com a base, mostrando com clareza a importância de um sindicato forte, presente e atuante”. Nestas reuniões foi possível mostrar os impáctos da reforma da previdência no sistema previdenciário brasileiro e alertar sobre as ações de fiscalização e punição do governo federal, especialmente com relação ao ITR, Imposto de renda, Nota Fiscal Eletrônica, utilizando-se das informações disponíveis no CNIS, DAP e outros bancos de dados do governo Federal enfatizou a presidente. Também participou das reuniões o Secretário de Juventude da FETAGRO Gil Fagundes.

 

As reuniões ocorreram na Associação Rio Claro, Associação dos Moradores do Setor Aeroporto, Distrito de Conquista, Comunidade São Gabriel, Associação Águas Claras, Associação Canarinho, Comunidade Santa Rita e em Chupinguaia. Também foi realizada visita a COOAPROVIR. As diretoras do STTR de Vilhena e Chupinguaia Clarinda Máximino e Poliana Nayara, que acompanharam as reuniões, destacam a importância de estar próximo aos associados levando informações e conscientizando aos trabalhadores rurais sobre a necessidade de estar organizados para enfrentar o retrocesso de direitos que tem afetado principalmente as políticas públicas da agricultura familiar.

 

Nas reuniões foram escolhidos os representantes de base que compõem o Conselho Deliberativo e auxiliam na avaliação e planejamento das ações realizadas pelo STTR e fortalecem ainda mais a presença do sindicato nas comunidades rurais. Mais de 200 pessoas participaram das reuniões, sendo um balanço positivo segundo o Sindicato.

Galeria

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...