Área Restrita

Fetagro

Juventude rural se reúne para debates e planejamento de ações

16/01/2019
12/02/2019
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Jovens trabalhadores/as rurais estarão reunidos para a Plenária Estadual da Juventude Rural, nos dias 24 e 25 de janeiro, no Centro de Formação de Agricultores/FETAGRO, em Ji-Paraná.

 

Sob organização da Secretaria de Juventude da FETAGRO, a Plenária se caracteriza como espaço de amplo debate e deliberação dos temas que compõem a pauta da atividade, e de reafirmação da importância do/da jovem trabalhador/a rural para o MSTTR, suas lutas e conquistas.

 

Os jovens participantes correspondem a três representantes de cada Sindicato de Trabalhador e Trabalhadora Rural filiado à FETAGRO, sendo o secretário (a) da pasta e duas lideranças da base.

 

Pauta

A Plenária Estadual da Juventude Rural deste ano traz como tema norteador “Organizar a Luta Sindical e Fortalecer a Agricultura Familiar”. Propõe amplo debate com resgate do histórico de organização, de lutas e de conquistas do MSTTR, e forte reflexão sobre a conjuntura política e econômica do País e a incidência no meio rural.

 

Neste contexto, importante diálogo se dará quanto a compreensão dos impactos políticos na vida da juventude rural, levando-os a refletir sobre o projeto político do movimento sindical. Também está proposto discutir sobre as políticas públicas existentes e de acesso a este público, considerando a geração de renda e organização da produção, como Crédito Fundiário e Pronaf. A educação do campo também será tema de discussão desta plenária, bem como o programa Jovem Saber.

 

Outro importante ponto de pauta é a realização do 21º Festival Estadual da Juventude Rural, quando será definido o lema e o tema do Festival, bem como a escolha do município que sediará esta edição.

 

Gil Fagundes, secretário de jovens da Federação, resume que “a Plenária está norteada pela compreensão de que a juventude precisa estar sempre organizada e inteirada para contribuir de forma constante e consistente nos desafios da classe trabalhadora rural, no fortalecimento da agricultura familiar e na garantia da sucessão rural.”

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...