Área Restrita

Fetagro

Greenhalgh consegue liberdade dos agricultores Pedro Arrigo e Diorande Montalvão em Vilhena

01/02/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Na noite desta quita-feira (31), em Vilhena, foram libertados da prisão os agricultores Pedro Arrigo e Diorande Dias Montalvão, lideranças de trabalhadores rurais no Cone Sul que estavam presas desde de março de 2012, sob a acusação de terem descumprido ordem judicial e reocupado a área de litígio denominada de Fazenda Dois Pinguins, em Chupinguaia.

A liberdade foi concedida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), através da atuação do criminalista Luiz Eduardo Greenhalgh, em um pedido de extensão dos benefícios do Habeas Corpus 240.660 que libertou em novembro do ano passado o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Vilhena e Chupinguaia, Udo Wahbrink, e que também beneficiou o vereador Roberto Pinto de Chupinguaia.

Greenhalgh passou a atuar no caso a pedido da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO), após sucessivos arquivamentos de pedidos de liberdade e da constatação, pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, de que estaria ocorrendo excessos por parte das autoridades policiais e judiciárias de Vilhena.

CDHM PEDIU PELA LIBERDADE DOS DOIS AGRICULTORES

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados enviou o ofício 690/2012 no último dia 05 de dezembro ao Ministro Og Fernandes, da 6ª Turma do STJ, relator do HC 240.660, relatando a grave situação dos dois agricultores e pedindo agilidade no julgamento do pedido de liberdade.

A CDHM esclareceu no ofício que por deficiências na defesa dos dois trabalhadores nenhum recurso havia chegado até o STJ, o que impediu que a liberdade concedida aos demais fossem estendidas para Pedro Arrigo e Diorande. Para que estes trabalhadores não continuassem injustamente presos, o criminalista Greenhalgh havia apresentado pedidos para que o HC fosse estendido aos dois, o qual estava concluso com o Ministro desde o último dia 30 de novembro.

Fonte: Assessoria CUT/RO

[caption id="attachment_1305" align="alignleft" width="300"] O criminalista Luiz Eduardo Greenhalgh[/caption]

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...