Área Restrita

Fetagro

Juventude rural realiza Festival Estadual neste sábado, 15

14/09/2018
06/10/2018
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Jovens rurais de todo o Estado reúnem-se neste sábado, dia 15, na Associação Atlética banco do Brasil (AABB), em Vilhena, para a realização do 20º Festival Estadual da Juventude Rural.

 

Promovido pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Rondônia (FETAGRO), Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, o festival propõe um momento de reflexão e diálogo acerca da sustentabilidade no campo para os jovens e também de integração da juventude rural de Rondônia com atividades culturais e esportivas. O evento também tem sido um grande espaço de articulação política sindical para o fortalecimento e permanência dos jovens no campo.

 

Esta edição do festival traz como tema Juventude A Hora é Agora e como lema Juventude Unida Protagonista de Sua História. O tema e lema representam o sentimento e compreensão de luta dos jovens agricultores e agricultoras familiares pela dignidade no campo e garantia da sucessão rural, principalmente diante da desordem política, econômica e social que o País vive sob administração do atual governo, e que afeta prejudicialmente o campo, a agricultura familiar, a classe trabalhadora rural com a desvalorização e perda de direitos. E, diante desta conjuntura, a juventude mostra mais uma vez sua garra e protagonismo na defesa dos interesses da categoria permanecendo na luta.

 

O secretário de juventude da FETAGRO, Gilmar Fagundes, declara que “a juventude do Movimento Sindical Rural está decidida de que a luta não vai parar”. Ainda mais conscientes da necessidade de organização e mobilização, os jovens reafirmam estar comprometidos com os desafios impostos pela gestão do atual governo federal e contra os retrocessos de direitos. “Estaremos onde for preciso para enfrentar todo esse desmonte deste governo ilegítimo e irresponsável com todo o povo brasileiro”, disse Gilmar.

 

Programação

A programação do 20º Festival Estadual da Juventude Rural terá início às 7h30 horas, com concentração na praça Padre Ângelo Spadari. Os jovens seguirão, ás 8 horas, em caminhada pela avenida Major Amarante até a praça Nossa Senhora Aparecida, numa manifestação da juventude em defesa da democracia, de políticas públicas para o campo, da agricultura familiar e contra o retrocesso de direitos.  Depois as caravanas seguem até a AABB, para abertura oficial do evento às 9h30. A partir das 10 horas iniciam as atividades esportivas. Entre as atividades esportivas haverá partidas de futebol suíço, voleibol, disputa de salto em distância e de corrida de 100 metros, todas nas categorias masculino e feminino. Está marcada para as 14 horas o início das as atividades culturais. Pelas atividades culturais estão programadas apresentações de música, poesia e dança. Haverá ainda a escolha da garota e do garoto rural e da garotinha e garotinho rural. No decorrer do festival também serão realizadas oficinas temáticas e a Feira da Agricultura Familiar, com exposição de produtos. O evento contará com show da dupla sertaneja Willian e Cleiton.

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...