Área Restrita

Fetagro

FETAGRO sela parceria com a Agência Internacional de Cooperação Amazônica

27/07/2018
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A FETAGRO, apoiada na compreensão de que aAgência Internacional de Cooperação Amazônica (AICA) é um conceito de cooperação inovador, voltado à melhoria da gestão e ordenamento territorial na Amazônia a partir de ações entre atores nacionais e internacionais preocupados com as mudanças climáticas, desenvolvimento da agricultura e suas múltiplas relações com a conservação de florestas tropicais, assinou Termo de Adesão à AICA, na última quinta-feira (26), em ato realizado no Centro de Formação de Agricultores, em Ji-Paraná. 

 

Vinculada àCoordenação de Programas do Centro de Estudos Rio Terra (CES Rio Terra), a Agência atua como articuladora e facilitadora de iniciativas que conciliem interesses e integra ações em prol do desenvolvimento da agricultura e da conservação da Amazônia, buscando a ampliação da escala e a eficiência nesses processos; propicie ações que resultem em melhoria social, econômica e ambiental, gerando oportunidades de negócios, trabalho e renda associadas à conservação e desenvolvimento da agricultura; contribui para formulação e implementação de políticas públicas e instrumentos socioeconômicos que favoreçam práticas de gestão e ordenamento territorial; e desenvolve ações de conscientização e sensibilização da sociedade acerca da necessidade de conservação da Amazônia e como isso pode ser alcançado a partir de formas sustentáveis de uso e ocupação dos solos.

 

Para isso, a AICA conta com a participação de entidades que atuam junto aos mais diferentes segmentos existentes no espaço amazônico como extrativistas, indígenas, ribeirinhos, agricultores familiares, entidades conservacionistas onde atuam de forma articulada e em sinergia para o desenvolvimento social, econômico e ambiental.

 

“Aderir a AICA é apoiar o fortalecimento de centenas de entidades que atuam para melhorar os aspectos de conservação da floresta e para maior justiça social na Amazônia”, disse ocoordenador de programas da Rio Terra, Alexis Bastos,  agradecendo a parceria firmada com a FETAGRO.

 

O presidente da FETAGRO, Fábio Menezes, disse que juntar-se a AICA foi uma aceitação de todo o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais com o entendimento de que “compondo essa importante agência nós conseguiremos levar as demandas do Estado, apresentar projetos diretamente à entidades financiadoras e atender desafios como a organização da produção, a recuperação de áreas degradas, a utilização de novas tecnologias e, principalmente, a organização social e o fortalecimento das associações e sindicatos, através desses futuros projetos encaminhados pela AICA”.

 

Destacou também que “outra importante razão da união à agência é a possibilidade de fortalecer as parcerias institucionais aqui em Rondônia, através da Rio Terra, Ecoporé e outras instituições que trabalham pela agricultura familiar”.  

 

 

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...