Área Restrita

Fetagro

Agricultores familiares de Rondônia receberão apoio para regularização ambiental

24/07/2018
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

 

Projeto Plantar Rondônia apoiará a recuperação de mais de 3 mil hectares em propriedades da agricultura familiar

 

Acontecerá entre os dias 24 e 27 de julho de 2018 o lançamento do Projeto “Plantar Rondônia”. Uma iniciativa pioneira no Brasil com o intuito de apoiar o público da agricultura familiar de Rondônia no processo de regularização ambiental das propriedades rurais, através da implementação do Programa de Regularização Ambiental – PRA.

 

O Projeto “Plantar Rondônia” é realizado pelo Centro de Estudos (CES) Rioterra, em cooperação com a Ação Ecológica Guaporé - Ecoporé e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Rondônia – FETAGRO, com a parceria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM e apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, através do Fundo Amazônia.

 

Os eventos de lançamento acontecerão no dia 24 em Porto Velho, 26 em Ji-Paraná e 27 em Rolim de Moura. Em Porto Velho, o evento contará com a presença do Governador do Estado de Rondônia, Daniel Pereira, representantes da SEDAM, CEPLAC, Emater, ICMBio, dentre outras entidades parceiras do projeto. Nos demais municípios, contará com representantes locais de secretarias de Agricultura, Meio Ambiente, sindicatos rurais, associações e prefeitos.

 

Através do projeto, serão investidos R$ 28 milhões com o objetivo de implementar o PRA em imóveis rurais com até quatro módulos fiscais, bem como, realizar atividades de extensão rural para mais de 3,6 mil famílias nos municípios de Itapuã do Oeste, Cujubim, Rio Crespo, Machadinho D`Oeste, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Presidente Médici, Castanheiras, Novo Horizonte e Rolim de Moura.

 

Estão previstas outras ações como, apoiar tecnicamente e disponibilizar insumos para recuperação de 3 mil ha em desconformidade com o Código Florestal, capacitar mais de 600 pessoas dentre técnicos, agricultores e agricultoras nas áreas de produção sustentável e organização social e organizar 12 núcleos associativos voltados à participação e empoderamento social como meio de auxiliar a implementação do Programa de Regularização Ambiental.

 

Os municípios contemplados com o Projeto serão beneficiados com apoios nos processos de ordenamento e gestão territorial através da disponibilização de instrumentos de planejamento, capacitação e assessoria técnica.

 

“O Projeto Plantar, será o primeiro do Brasil a levar aos agricultores oportunidades de regularização ambiental de suas propriedades de acordo com o Código Florestal. Este pioneirismo servirá de vitrine para os demais estados da Federação”, comentou a presidente do CES Rioterra, Telva Maltezo.

 

 

Fonte: CES Rioterra

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...