Área Restrita

Fetagro

FETAGRO celebra contratos do PNCF em Colorado do Oeste e Rolim de Moura

18/06/2018
12/07/2018
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

 

“Como nos honra trabalhar o PNCF no Estado! Este programa é uma ferramenta que proporciona dignidade aos trabalhadores e trabalhadoras rurais, agricultores e agricultoras familiares”.  A afirmação é do presidente da FETAGRO, Fábio Menezes, durante Solenidade de Assinaturas de Contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), na sexta-feira (15), em Colorado do Oeste.

 

Fábio representou em sua fala toda diretoria da Federação, em especial o secretário de Políticas Agrárias, Márcio Viana, celebrando a conquista de 107 famílias de agricultores familiares que asseguraram seu pedaço de terra.

 

“Este momento é um privilégio. Foi uma luta grande para hoje estarmos realizando este sonho de podermos ter nossa terra e nela viver e produzir”, expressou Natanel da Rocha, um dos beneficiários do programa.  Natanael também fez questão de ressaltar em sua fala agradecimentos á FETAGRO e ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Corumbiara, que atende aos agricultores familiaries de Colorado do Oeste, por todo o trabalho em parceria e de mobilização para que aquelas famílias fossem contempladas pelo PNCF.

 

Para o casal de beneficiários José Rosa Sousa e Vanilda Carvalho, aquele momento significou “outra vida”. Rafael resumiu a alegria e emoção ao dizer que agora “vamos poder plantar no que é nosso e oferecer uma vida com condições melhores para nossos filhos”. O casal decidiu que mandioca e urucum serão as culturas a serem cultivadas em suas terras.

 

Para o jovem Bruno Borges, de 22 anos, a assinatura do contrato representou a oportunidade de voltar a viver e trabalhar no campo. “Estou na cidade estudando agronomia. Agora tenho condições de voltar e produzir, na minha propriedade”, disse relatando que irá investir na produção de mandioca, urucum e abacaxi.

 

O ato de assinatura dos contratos foi prestigiado pela Subsecretária de Reordenamento Agrário/SRA, Raquel Santori, também coordenadora nacional do PNCF, que externou imensa satisfação em poder ver o sonho de tantas famílias sendo realizado.  Também estiveram presentes o governador do estado, Daniel Pereira, o delegado federal de Desenvolvimento Agrário (DFDA/SRA) Luiz Flávio Ribeiro, autoridades políticas  e representantes de órgãos governamentais.

 

Santori também fez menção à importante parceria da FETAGRO naquela conquista, “por ser a entidade de mobilização do programa no Estado e que luta pela permanência e melhoria do PNCF para que muitas outras famílias possam ter sua terra”.

 

O secretário Márcio Viana destacou que “é um sonho das famílias e também o resultado positivo da nossa história de luta em ter o credito fundiário cada vez mais expandido no Estado, fazendo com que Rondônia cresça”.

 

“Essas famílias trarão renda e crescimento para o nosso Estado e melhoria na qualidade de vida das suas e das nossas famílias”, disse explicando que agora os agricultores farão de suas terras produtivas.

 

Rolim de Moura

No município de Rolim de Moura, no sábado (16), mais 17 famílias assinaram os contratos do PNCF. O ato foi realizado na sede dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais com a presença do secretário Márcio Viana, que na ocasião também promoveu para novos beneficiários uma capacitação sobre o programa.

 

“É uma grande satisfação fazer parte desses momentos. Agradecemos a Secretaria de Reordenamento Agrário e ao Governo do Estado, por meio da UTE, pela parceria na execução do Crédito Fundiário no nosso Estado”, disse Márcio.

Galeria

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...