Área Restrita

Fetagro

Crédito fundiário oferece taxas de juros reduzidas para juventude rural

22/01/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A taxa de juros para o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), será reduzida para jovens rurais entre 18 e 29 anos, passando de 5% para 1% ao ano. A medida, determinada pela Resolução nº 4177, foi recém-aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e entra em vigor a partir do dia 1º de abril.

De acordo com o secretário de juventude da FETAGRO, Ailton Nunes, a Resolução atende a uma reivindicação do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais que buscava por esta diminuição dos juros para que os trabalhadores pudessem acessar o crédito e não ficassem impossibilitados de fazer o pagamento depois.

“O PNCF é uma política pública que já tem atendido de forma considerada a juventude rural que representa cerca de 45% dos beneficiários. Com a nova medida esse percentual deverá aumentar e isso nos alegra muito, pois cada vez mais o jovem trabalhador e trabalhadora rural terá condições de adquirir sua terra, trabalhar nela, ter sua própria renda e assim assegurar sua permanência no campo,com dignidade e  melhor qualidade de vida”, destacou Ailton.

Mas o secretário faz ressalvas quanto a burocracia do Programa que se torna um empecilho na liberação do crédito, apresentando dificuldades na análise dos processos, principalmente, por parte dos órgãos do governo estadual. “Precisamos de mais  agilidade”, reivindicou justificando haver demora de até dois anos para uma contemplação.

O Programa Nacional de Crédito Fundiário oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento. O recurso ainda é usado na estruturação da infra-estrutura necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural. Além da terra, o agricultor pode construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma.

O Programa oferece ainda um bônus adicional de mil reais por participante de grupo organizado em associação de jovens, sendo pelo menos 70% de beneficiários com idade entre 18 e 28 anos e os 30% restantes com idade acima de 32 anos.

Para acessar ao crédito fundiário o interessado deve procurar o sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de seu município para melhores informações, orientações e acompanhamento. O interessado deverá comprovar ter pelo menos cinco anos de experiência rural nos últimos 15 anos; ser trabalhador ou trabalhadora rural sem terra, diarista ou assalariado rural; ser agricultor familiar que viva de arrendo, parceria, meia, agregado ou posseiro; ser pequeno proprietário de terra desde que não ultrapasse os quatro módulos fiscais e que sua renda máxima seja até 15 mil e o patrimônio não ultrapasse R$ 30 mil.

Fonte: Assessoria FETAGRO

[caption id="attachment_1228" align="alignleft" width="300"] Ailton Nunes destaca que a diminuição dos juros foi reivindicação do Movimento Sindical[/caption]

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...