Área Restrita

Fetagro

Dirigentes debatem aplicação de políticas e definem ações

18/01/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Um encontro produtivo com debates aprofundados e importantes encaminhamentos que contribuirão para a qualidade de vida do trabalhador e trabalhadora rural e da agricultura familiar. Essa foi a avaliação da secretária de política agrícola da FETAGRO, Creonice Vilarim, em relação à realização do Coletivo de Política Agrícola, realizado nos dias 16 e 17, em Ji-Paraná.

O encontro reuniu os dirigentes dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR’s) filiados à Fetagro e convidados que, juntos, enriqueceram os debates norteados principalmente pelos temas: Crédito Agrícola – PRONAF, Habitação Rural, Cooperativa de Crédito da Agricultura Familiar (Creditag), Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Programa de Aquisição de Alimento (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escola (PNAE).

Em relação ao Programa Nacional de Habitação Rural foi explanado sobre os contratos em andamento e os novos contratos. Participou do debate o engenheiro civil responsável técnico do projeto arquitetônico dos contratos de 2012, Jairo Augusto Carvalho, que sanou dúvidas e trouxe esclarecimentos   sobre o novo projeto habitacional que determina metragem de 59,45 metros quadrados. Foi feito um planejamento de contratação para os mujnicípios que não foram contemplados pelos contratos de 2012. Também foi reforçada a importância das famílias beneficiadas implatarem o Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS).

Quanto aos programas PAA e PNAE foram compartilhadas as realidades da aplicabilidade nos municípios, apresentando resultados positivos e também as dificuldades e até mesmo insucessos na implementação. Foi encaminhado que seja feito um levantamento das demandas existentes para este ano. Também foi aprovada a realização de uma oficina de capacitação para que novos municípios possam aderir aos programas.

Outra informação levada aos particpantes foi em relação a nova portaria daDeclaração de Aptidão ao Pronaf , a Portaria do MDA nº 102/ 2012, que, entre outras determinações, prevê a que a validade da Declaração com data de emisssão até 30 de março de 2013 continue com validade de 6 (seis) anos. Mas para emissões a partir de 31 de março, fica determinada a validade de 3 (três) anos.

Com relação ao Crédito Agrícola – Pronaf foi dado enfase às discussões quanto às renegociações das dívidas.  Será feito um levantamento junto aos bancos e posterior campanha para renegociação.

Para tratar acerca do cooperativismo de crédito e produção, o coletivo contou com a presença do presidente da Creditag Base, Sandro Souza Silva, que apresentou a proposta prévia de planejamento para este ano, e que visa o fortalecimento do Sistema Creditag como instrumento de fomento à agricultura familiar. Sandro reforçou a importância e necessidada manutenção da parceria com o MSTTR.

Discussões sobre crédito, renegociações de dívidas e novos financiamentos junto à agencias financeiras foram tidas com muita preocupação e cautela. Os participantes lamentaram a ausência do superintendente regional do Banco da Amazônia (Basa), Valdecir Tose, que havia confirmado presença anteriomente.

Para o presidente do STTR de Presidente Médici, Antônio Machado, o coletivo foi ao encontro das necessidades dos agricultores familiares no âmbito das políticas agrícolas, trazendo informação, esclaredcimento e orientação. “Avançamos nos debates e isso é muito importante, pois nos dá suporte nas ações de base”, disse o presidente referindo-se ao trabalho do Sindicato.

A Secretaria de Política Agrícola da FETAGRO coordena várias atividades que visam  a elaboração e acesso dos agricultores familiares às políticas públicas que vão ao encontro dos interesses dos mesmos e que elevem a condição de suas vidas no campo. Os Coletivos, realizados períodicamente, são algumas destas atividades.

  Fonte: Assessoria FETAGRO                  

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...