Área Restrita

Fetagro

Creditag planeja ações em assembléia

18/01/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Termina hoje (18) a Assembléia Ordinária da Cooperativa Central Base de Serviço da Agricultura Familiar e Econômia Solidária de Rondônia (Creditag Base/RO) para planejamento das ações para este ano.

A assembléia, que teve início ontem (17), acontece no auditório da Fetagro, e reúne diretores e assessores da Creditag Base, diretores das Cooperativas de Crédito e Produção municipais filiadas, dirigentes de STTR’s e representantes da Central Cresol Baser, que compreende um sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária que atua nos estados do Paraná e de Santa Catarina.

Segundo o presidente da Creditag Base, Sandro Souza Silva, os assuntos debatidos e os encaminhamentos a serem tomados têm em essência o crescimento e fortalecimento do sistema Creditag como instrumento de desenvolvimento social dos agricultores e agricultoras familaires por meio do acesso ao crédito e a serviços financeiros que contribuam para uma vida digna e sustentável no campo.

Nestes dois dias os participantes vêm debatendo, entre outros temas, as tendências e desafios do cooperativismo da agricultura familiar, as ações do MSTTR e do cooperativismo de economia solidária na organização da produção (produção, comercialização, assessoramento técnico e crédito) e as políticas públicas para agricultura familiar que fortaleçam o cooperativismo de economia solidária.

De acordo com Sandro, será construída uma agenda de ações priotitárias com o intuito de expandir o cooperativismo da agricultura famnilair no Estado. Atualmente  Rondônia conta com  três cooperativas de crédito localizadas nos municípios de Ministro Andreazza, Jarú e Ji-Paraná, mas que abrangem nove municípios com Pontos de Atendimento. A Cooperativa Central Base de Serviços da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Rondonia é a central de serviços que dá suporte às três cooperativas e está localizada em Ji-Paraná.

Sistema Cresol

A presença dos reperesentantes da Cresol Baser - Vanderlei Ziger (presidente), Pablo José Guancino (assessor) e Edson Vieira (segundo secretário da Cresol Baser e presidente do Instituto Infocos)  - consolida a parceria com o Sistema Creditag por meio de acordo de cooperação técnica que garante o fornecimento de assessoramento técnico da Cresol para com a Creditag e reforça o intuíto de fusão do Sistema Creditag ao Sistema Cresol.

A possibilidade de fusão do Sistema Creditag ao Sistema Cresol, segundo Sandro, trará à Creditag condições de acesso a outras fontes de recursos públicos para serem trabalhados com os agricultores. “A fusão do sistema tem o objetivo principal de fortalecer o sistema de crédito da agricultura familiar”, ressaltou.

Vanderlei Ziger, confirmou o desejo da Cresol em englobar o Sistema Creditag e promover ainda mais a inclusão social da agricultura familiar através do acesso ao crédito, da poupança e da apropriação do conhecimento, visando o desenvolvimento local e a sustentabilidade institucional. “Nossa expectativa é cada vez melhor quando voltamos aqui em Rondônia”, comentou.

  Fonte: Assessoria FETAGRO  

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...