Área Restrita

Fetagro

FETAGRO e STTR prestigiam aula inaugural do curso de Licenciatura em Educação do Campo

20/03/2018
04/04/2018
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A FETAGRO e o STTR de Rolim de Moura prestigiaram ontem (19) a aula inaugural da terceira turma do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, na Universidade Federal de Rondônia (Unir), campus de Rolim de Moura.

 

 

A secretária geral da FETAGRO, Sirlene Oliveira, que compôs a Mesa de Honra na solenidade, externou que “o curso de licenciatura, iniciado em 2015, é um marco histórico para a educação do campo em Rondônia.

 

 

A dirigente destacou que o curso é considerado pelo Movimento Sindical Rural uma vitória. “Este curso veio ao encontro das expectativas dos representantes do campo para uma educação de qualidade, que respeita as especificidades e os princípios da educação do campo, baseados na relação entre educador, educando e comunidade”. E, em reconhecimento, parabenizou a toda a equipe da Unir - professores e técnicos, “por ter implementado esta proposta de ensino, que além de mudar a proposta curricular, abordando a formação por áreas do conhecimento, entende que o campo e seus sujeitos necessitam de uma educação diferenciada e contextualizada; e que deverá contribuir para evitar que o ingresso de jovens e adultos na educação superior reforce a alternativa de deixar de viver no campo”.

 

 

Sirlene disse ainda que o movimento sindical "espera que os novos licenciados em educação do campo sejam militantes na implantação de uma educação qualificada que fortaleça a agricultura familiar e contribua para a permanência de homens e mulheres no campo”.

 

 

O diretor presidente do STTR de Rolim de Moura, Marco Afonso, igualmente considerou aquele momento uma grande conquista e parabenizou a todos os alunos. Desejou que eles "apropriem-se daquela aportunidade (o curso) para transformar a educação do campo de nosso Estado". 

 

 

O curso

O Curso de Licenciatura em Educação do Campo será presencial em Regime de Alternância, composto por dois momentos de formação: o Tempo Universidade e o Tempo Comunidade, com atividades concentradas e organizadas em calendário próprio para a integralização curricular, com duração de 04 (quatro) anos. O Tempo Universidade, com aulas presenciais, em regime de semi-internato, será desenvolvido nas dependências da Universidade Federal de Rondônia, no Campus de Rolim de Moura. No Tempo Comunidade, a formação será realizada nas comunidades e escolas localizadas no Estado de Rondônia em espaços rurais específicos, para o cumprimento do fluxo curricular da alternância, com acompanhamento sistemático dos professores formadores.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Cooperativas da agricultura familiar podem firmar parceria com Usina de Jirau
13/09/2012

Cooperativas da agricultura familiar podem firmar parceria com Usina de Jirau

[caption id="attachment_267" align="alignleft" width="300"] FETAGRO, Creditag, CUT e Consórcio camargo Correa reunidos no último dia 5[/caption] Cooperativas da agricultura familiar ligadas a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO) foram convidadas a firmarem parceria com o Consórcio Camargo Correa, responsável pela obra da Usina Hidrelétrica de Jirau, para o fornecimento de gêneros alimentícios ao canteiro de obras. A iniciativa tem o objetivo de valorizar o produto e a produção de Rondônia. O convite foi formalizado no último dia 5, no canteiro de obras, em reunião entre representantes da FETAGRO, do Sistema Creditag (conjunto de cooperativas de produção...

FETAGRO e Banco do Brasil assinam termo de parceira para habitação rural
04/09/2012

FETAGRO e Banco do Brasil assinam termo de parceira para habitação rural

04/09/12 [caption id="attachment_275" align="alignleft" width="300"] Entidades selam Termo de Parceria e Cooperação[/caption] A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO) e a superintendência regional do Banco do Brasil assinaram na tarde de ontem (03), Termo de Parceria e Cooperação para o financiamento de habitações rurais, por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). O ato foi celebrado na sede da agência do Banco do Brasil em Ji-Paraná entre o presidente da FETAGRO, Lázaro Dobri (Lazinho), o vice-presidente Fábio Menezes e o gerente geral da agência em Ji-Paraná, Carlos Alberto Ito. O Programa Nacional de Habitação Rural integra...