Área Restrita

Fetagro

Plenária Estadual fortalece a luta das mulheres por democracia e garantia de direitos

05/03/2018
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Mulheres agricultoras familiares de todo o Estado, dirigentes sindicais, estão reunidas para a Plenária Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais, de 5 a 7 de março, no Centro de Formação de Agricultores da FETAGRO, em Ji-Paraná.

 

Realizada pela FETAGRO, por meio da Secretaria de Mulheres, e em parceria com a CONTAG e STTRs, a Plenária é uma ação de organização e formação das mulheres, sustentada pelo aprofundamento de debates, de reflexões e de planejamento de ações.

 

A atividade acontece nas vésperas do Dia Internacional da Mulher (8 de março) como instrumento de fortalecimento à essa data que marca a história, luta e resistência das mulheres por igualdade, democracia e garantia de direitos. Por isso e para isso, a plenária traz como lema "Margaridas em luta por democracia e garantia de direitos”.

 

Respaldando essa compreensão as participantes da Plenária iniciaram o encontro cantando a música “Sem medo de ser Mulher”, entoando o refrão “para mudar a sociedade do jeito que a gente quer, participando sem medo de ser mulher”.

 

De acordo com a secretária de mulher da FETAGRO, Izabel Soares, nos três dias de atividade temas como a história de luta das mulheres; a importância do 8 de março; os desafios conjunturais e seus impactos nas vidas das mulheres, os desafios do processo eleitoral; o fortalecimento dos espaços de organização e luta articulada entre as mulheres dirigentes;  a construção de um posicionamento político e propostas unitárias entre as mulheres; políticas públicas para as mulheres; a organização da produção com participação de grupos produtivos de mulheres; e a mobilização das mulheres rondonienses na construção da Marcha das Margaridas 2019, são norteadores para os debates e deliberações.

 

A Plenária conta com a participação da secretária nacional de mulheres da CONTAG, Mazé Moraes, reforçando as discussões com referências nacionais da luta e das ações das mulheres do movimento sindical rural, do deputado estadual Lazinho da Fetagro(PT), que tem exercido seu mandato em defesa da agricultura familiar e por implantação de políticas públicas que atendam as principais demandas dos homens e das mulheres do campo, da vice-presidenta da Cooperativa Cresol Rondônia, Lucimar Alves, e da presidenta da Unicafes Rondônia, Vitalina Orneles, ambas trazendo a importância do cooperativismo ( de crédito e de produção, respectivamente) para o desenvolvimento rural solidário e sustentável. Reforçam os debates toda diretoria da FETAGRO, em especial com a participação das diretoras Alessandra Lunas (vice-presidenta), Rosiléia Inácio (secretária de formação e organização sindical), Elessandra Dutra (secretária de política agrícola) e Sirlene Honória (secretária geral).      

Galeria

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...