Área Restrita

Fetagro

INSS DIGITAL: Assinado o ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA entre a CONTAG e o INSS

29/11/2017
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

O acordo foi assinado na noite desta terça-feira (28), no Centro de Formação da CONTAG/Brasília-DF, e deve facilitar os encaminhamentos dos processos dos benefícios rurais através da plataforma virtual INSS DIGITAL. Com a plataforma, os pedidos de benefícios dos agricultores e agricultoras familiares serão digitalizados pelos próprios Sindicatos. 

 

Porém, antes da assinatura do termo, a CONTAG esteve negociando com INSS algumas alterações do acordo, como a permissão de incluir inovações em relação ao projeto originário proposto pelo INSS ao Movimento Sindical, e também colocar na proposta de que não havendo no Sindicato advogado para analisar os processos, isso possa ser feito via certificação digital pelo cartório ou até mesmo por um servidor público, a exemplo do próprio servidor do INSS. 

 

“Agora sim. Com esses ajustes se concretiza a assinatura do termo de cooperação técnica do INSS Digital. São alterações que preservam as responsabilidades de ambas as partes (CONTAG e INSS), e com menos riscos para os Sindicatos. Acreditamos que com essas inclusões no termo que são resultados de vários debates que aconteceram desde o mês de abril, nos municípios e estados, nossas Federações e Sindicatos desenvolverão com mais confiança a plataforma virtual do INSS Digital junto aos trabalhadores rurais, agricultores e agricultoras familiares”, ressaltou o presidente da CONTAG, Aristides Santos, logo após ter assinado o contrato.

 

O presidente do INSS, Leonardo Gadelha, iniciou sua fala destacando o seu respeito e sua admiração ao Movimento Sindical por tudo que tem feito pela cidadania do povo brasileiro. E seguiu destacando a importância do INSS Digital para os (as) contribuintes. 

 

“O INSS Digital trará muito conforto e segurança tanto para os nossos servidores, quanto para os(as) usuários(as) e cidadãos que vão buscar os seus benefícios. Esse é um acordo no qual todos ganham. Tanto o trabalhador (a) rural, bem como a nossa Instituição, porque como eu disse: a gente vai ter muito mais precisão e agilidade na concessão dos benefícios”, destacou.

 

O que é o INSS Digital?

É um projeto do INSS que transforma os processos físicos em eletrônicos através de uma plataforma tecnológica. Por meio do INSS Digital, os servidores vão receber os processos de pedidos de aposentadoria digitalizados eletronicamente, em uma tentativa de agilizar o acesso dos trabalhadores e trabalhadoras aos seus direitos previdenciários.

 

Para desenvolver com mais eficiência o projeto, o Instituto de Seguro Social buscou parceria com o sistema CONTAG, para que o INSS Digital seja um serviço oferecido pelos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, ou seja, todo o processo - desde a digitalização de documentos até a requisição dos benefícios dos segurados(as) poderá ser feito pelo próprio Sindicato. 

 

Mais sobre o INSS DIGITAL no site servicos.inss.gov.br

 

Galeria

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...