Área Restrita

Fetagro

Dia de campo demonstra êxito do PNCF em Rondônia

16/11/2017
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

O segundo dia do Encontro Regional Norte que discute sobre reforma agrária e credito fundiário foi marcado pela vivência a experiências de êxito da implantação do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), no município de Rolim de Moura/RO.

 

Comprovar a importância e validade da política pública de acesso ao crédito para a compra de terra era anseio dos dirigentes e lideranças dos demais estados do Norte, participantes do Encontro Regional, uma vez que esta política pública ainda não foi desenvolvida em seus estados.

 

Denominou-se “Dia de Campo” para conhecer a propriedade e produção de duas famílias beneficiárias do PNCF – Família Gomes da Silva, na RO 010, e Família Aguiar Silva, na linha 180 Sul; e demonstrar às lideranças como é desenvolvida a execução do PNCF no Estado, os resultados almejados pelas famílias e perspectivas.

 

Rondônia, por meio da FETAGRO e STTRs e parcerias com Governo do Estado, Municípios, entidades de assistência técnica e outras, assume referência em execução do crédito fundiário. Bons exemplos disso são as famílias visitadas.

 

Há 3 anos com o sonho de ser dono de sua terra realizado, o senhor Darci Gomes, foi inspiração para todos à continuar lutando pelo acesso à terra. Seu Darci, esposa e filhos são beneficiários do PNCF e hoje, donos de 30, 7 hectares de terra, louvam a Deus pela conquista e agradecem de forma especial ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadora Rural de Rolim de Moura e a FETAGRO por incluí-los no programa e dar toda assistência necessária até que a terra estivesse em nome da família.     

 

“Esse programa (PNCF) realizou nosso sonho. Deixamos de ser arrendatários e passamos a trabalhar, produzir e viver no que é nosso”, disse seu Darci mostrando com orgulho a lavoura com plantação de café, abacaxi, banana e amendoim. Além das criações de vaca leiteira, porcos e galinhas.

 

O senhor José Aguiar da Silva, que há dois anos conquistou sua propriedade de 12 hectares, também mostrou a todos o quanto o PNCF proporcionou mudança e qualidade de vida à sua família. Em sua área trabalha a produção de leite. Em apenas 1 hectare de pasto mantém atualmente 14 vacas leiteiras que produzem média de 110 litros de leite ao dia, que são comercializados.

 

“O programa nos permitiu termos o que mais queríamos e precisávamos. Hoje produzimos e comercializamos e pagamos com tranqüilidade o financiamento. Minha família e eu estamos felizes em poder trabalhar com qualidade e ter uma vida bem melhor que antes”, contou seu José.   

     

Márcio Viana, secretário de política agrária da FETAGRO, idealizador do Dia de Campo, externou sua satisfação em poder fazer parte daquelas conquistas e ver que a luta sindical por políticas públicas voltadas para o campo e de fortalecimento da agricultura familiar é válida e justa. Márcio ressaltou que o PNCF é um programa complementar a reforma agrária.

 

O Dia de Campo foi prestigiado pelo presidente da CONTAG, Aristides Santos, que afirmou que “foi muito importante ver e sentir a realidade e histórias dos agricultores”. “É com muita alegria que presencio essas conquistas tão de perto, aqui, na base. E ver que é possível sonhar e conquistar”, declarou o dirigente que disse ainda constatar que as experiências de acesso ao PNCF em Rondônia confirmam que é possível continuar acreditando na força da nossa agricultura familiar. “Vir à base de Rondônia é também uma oportunidade de reafirmarmos que o nosso lugar enquanto CONTAG, Federações e Sindicatos é aqui na terra, dialogando diretamente com cada agricultor e agricultora familiar”, afirmou Aristides.

 

Para as lideranças participantes ver como é executado o PNCF em Rondônia e partilhar dos resultados almejados pelas famílias beneficiárias e do que já conquistaram, impulsiona a luta pela terra, por políticas públicas, por direitos e dignidade aos homens e mulheres do campo.

 

Participaram também do evento toda diretoria do STTR de Rolim de Moura, o coordenador da UTE, Marcos Rodrigo, o secretário municipal de agricultura, Dionizio “Goiaba”, o vereador Chico do Sindicato (PT), o gerente local da Emater, Marcelo, a representante da Cresol Rondônia, Valquíria; além dos coordenadores do Encontro Regional Norte - o secretário de política agrária da CONTAG Elias D’Angelo e assessoria - e do secretário de formação e organização sindcial da CONTAG, Carlos Augusto “Guto”.  

Galeria

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...