Área Restrita

Fetagro

Debate da regularização fundiária na Amazônia Legal e direitos humanos esquenta pauta no Encontro Regional Norte

15/11/2017
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Durante três dias até 16/11, a Secretaria de Política Agrária da CONTAG, Regional Norte-CONTAG e FETAGRO- realizam em Ji-Paraná-RO o Encontro Regional para discussão sobre Políticas para o campo e sobre o processo de organização da produção em projetos de assentamentos e dos projetos de crédito fundiário e regularização de terras da amazônia.

 

“Estamos fortalecendo a luta pela reforma agrária, discutindo e elaborando políticas em todo país, e para isso precisamos levantar e reestruturar o que já é feito no Brasil pelo MSTTRs. Aqui no norte do país teremos atenção especial para o grave problema da violência no campo e a regularização de áreas para a agricultura familiar”, disse Elias Borges, na abertura do encontro em Ji-Paraná-RO.

 

Sorrival de Lima, superintendente nacional da SERFAL, apresentou o programa  “Terra Legal” para a discussão inicial do encontro.  Sorrival de Lima afirmou que a Amazônia ainda tem 57 milhões de hectares de áreas públicas que precisam ser destinadas a regularização. Essa discussão foi compartilhada com secretário de organização sindical da CONTAG, Carlos Augusto Santos e com a participação na mesa de discussão, da coordenadora da regional norte da CONTAG, Edjane Rodrigues Meireles, e coordenado por Elias Borges. 

 

É o segundo encontro regional que a CONTAG realiza com esse tema. O primeiro foi no nordeste, e os próximos serão no  sul, sudeste e centro-oeste; até dezembro os cinco encontros irão levantar, estudar e estruturar formas de lutas e encaminhamentos para as políticas de acesso à terra e avanços de políticas públicas da reforma agrária e crédito fundiário, que devem ser implementadas  no Brasil. Segundo Elias Borges, é necessário revitalizar  as formas de luta pela Reforma Agrária. 

 

Depois de um dia de discussão sobre a regularização fundiária e titulação dos assentados da Reforma Agrária e levantamento da realidade local, os participantes do encontro da região norte vão participar de um DIA DE CAMPO em uma área produtiva do Programa Nacional do Crédito Fundiário – PNCF – no município de Rolim de Moura-RO, onde será apresentado o novo fluxograma do PNCF. Segundo Márcio Viana, secretário de Política Agrária da FETAGRO, é uma experiência importante na região amazônica. 

 

A violência do campo é uma preocupação de todos os dirigentes, e esse assunto tem um momento especial para a discussão durante o debate sobre a regularização e implementação de políticas públicas nos assentamentos rurais. 

 

No final do encontro da região norte, os participantes vão indicar os caminhos para enfrentamento dos problemas da organização da produção, regularização fundiária e da ampliação do PNCF.  O encontro será encerrado na quinta feira, 16 de novembro, quando serão elencadas as prioridades e encaminhamentos da região.

 

Texto: Luiz Henrique "Parayba"

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...