Área Restrita

Fetagro

Rondônia sedia encontro regional sobre reforma agrária e crédito fundiário

14/11/2017
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Trabalhadores e trabalhadoras rurais e dirigentes sindicais das FETAGs e STTRs de todos os Estados da Região Norte estão reunidos, em Ji-Paraná, estado de Rondônia, para o Encontro Regional sobre Políticas Públicas para o Campo e sobre o Processo de Organização da Produção em Projetos de Assentamento e Unidades Produtivas do PNCF (Programa Nacional de Crédito Fundiário).

 

A atividade, promovida pela CONTAG e FETAGRO, integra uma rodada de encontros por todas as regiões do País, com propósito de fortalecer a luta pela terra, por meio da construção de políticas públicas para o campo, com a real implantação da reforma agrária, uma efetiva e justa regularização fundiária e o acesso seguro ao crédito fundiário, entre outras medidas.

 

Na abertura política do evento, ocorrida na noite desta terça-feira (13), o secretário de Política Agrária da FETAGRO, Márcio Viana, ressaltou a importância da atividade por agregar os estados do Norte para uma melhor organização da luta sindical pela reforma agrária ampla e massiva. “Acredito na força dos debates pelo acesso à terra, pela regularização e titulação da terra, pelo crédito fundiário, para nortear nossas ações em defesa de políticas públicas e na construção de novas, que garantam vida e trabalho dignos no campo”.

 

Elias D’Angelo, secretário de Política Agrária da CONTAG, destacou que não há como fazer justiça social sem fazer reforma agrária. E, por isso, a pauta da reforma agrária precisa ser recolocada como ponto principal da luta do movimento sindical rural. “Estes encontros regionais sustentam esta compreensão e têm alertado para a necessidade de manter a luta pela terra. A reforma agrária é sonho da classe trabalhadora”, disse.

 

Elias também agradeceu à FETAGRO, pelo compromisso e esforço em sediar o encontro da região Norte, e ressaltou a importância da participação de todos para o bom resultado do encontro, com encaminhamentos a partir da realidade nas questões agrárias de cada estado.  

 

O presidente da Federação de Rondônia, Fábio Menezes, e a vice-presidente Alessandra Lunas, reforçaram em suas falas a relevância do evento, considerando o desafio em discutir o tema diante da situação de retrocessos político, econômico, social e de direitos em que “vive” o País, sob o governo de Michel Temer.

 

“Os desmandos deste governo impactam em nossas vidas e atingem as questões agrárias. Por isso é nosso desafio neste encontro pensarmos estratégias de enfrentamento a essa má gestão e de resistência”, falou Lunas.   

 

Fábio repetiu ser aquele um momento de reafirmarmos uma estratégia, enquanto movimento sindical, e apontou a necessidade também de pensar ações de proteção às lideranças da luta pela terra, validando os direitos humanos.

 

O encontro, com duração de três dias, está programado para, nesta terça-feira, dia 14, aprofundar sobre os desafio e perspectivas da regularização fundiária e direitos humanos na amazônia. Também se debaterá sobre as implicações da lei 13.465/2017 para a obtenção e titulação de terras e titulação. Amanhã (15), os participantes se deslocarão o município de Rolim de Moura para uma visita técnica a um projeto de assentamento financiado pelo PNCF. O dia será de aprofundamento acerca do Programa, seus desafios e perspectivas. Para o último dia (16), está programado trabalhar a organização e ações para a efetivação da reforma agrária e a garantia dos direitos humanos na amazônia.  

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...