Área Restrita

Fetagro

Encontro assegura ações unificadas para regulamentação de agroindústrias

31/10/2017
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

O encontro promovido pela FETAGRO e o deputado estadual Lazinho da Fetagro, na segunda-feira (30), em Ji-Paraná, para debater sobre os Serviços de Inspeção das Agroindústrias de Rondônia, resultou em ampla e produtiva discussão, com esclarecimentos acerca da lei 4.130/17, que rege quanto a normatização de agroindústrias, mas ainda não regulamentada, e com o apontamento de problemáticas enfrentadas pelos produtores rurais no processo de abertura e operacionalização das agroindústrias.

 

A atividade reuniu produtores de todo o Estado, o secretário de estado da agricultura Evandro Padovani, o presidente da Agência Idaron Anselmo de Jesus, e representantes da Emater e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

Os produtores, em especial os com agroindústrias em processo de regularização, exigiram ações padronizadas entre governo do estado, Mapa e Idaron para as instalações, diminuindo a burocracia e garantindo uma legislação de fomento e não de desestímulo ao produtor. Apresentaram como principal dificuldade as diferentes e distintas exigências dos órgãos e técnicos de fiscalização para a regulamentação, que tem gerado inviabilidade aos agricultores para os empreendimentos.    A categoria também propôs que a nova legislação, em período de regulamentação, precisa ser debatida com os produtores para quer realmente atenda o fortalecimento das agroindústrias.

 

O secretário Padovani e o presidente Anselmo de Jesus reconheceram que há desencontros de interpretação da legislação entre os órgãos envolvidos, e concordaram com a necessidade de haver padronização das ações. “Precisamos estar unificados diante da nova legislação e torná-la compatível com a realidade das agroindústrias do estado”, frisou Anselmo, apoiado pelo secretário de agricultura que considerou o encontro muito importante para a organização e fortalecimento das cadeias produtivas e para busca da desburocratização de ações para o campo.

 

A secretária de política agrícola da Federação, Elessandra Dutra, pontuou a importância do momento para a união de ações em prol da organização da produção e fortalecimento da agricultura familiar com agregação de valor, por meio da agroindustrialização. Mas observou também que ao mesmo tempo em que o governo estadual tem incentivado a criação de agroindústrias, o mesmo não tem criado um programa paralelo para fortalecimento da organização da produção, pois muitas agroindústrias têm comprados matérias primas para manter o funcionamento das mesmas. Neste sentido reiterou a necessidade de ter um programa que incentiva a produção de matérias primas. Elessandra também pediu ao Indaron que sejam emitidos registros provisórios ate que as agroindústrias se adequem as normas exigentes na legislação, a exemplo do Mapa.

 

Fábio Menezes, presidente da FETAGRO, defendeu a necessidade de ações uniformes, desburocratização e padronização das normativas para que agricultores tenham condições de iniciar e/ou manter suas agroindústrias.

 

O deputado Lazinho apontou a relevância daquele momento, onde governo do estado e classe produtora ampliaram o debate, buscando entendimentos e ações legais para haver clareza e facilidade nos processos de instituição das agroindústrias.

 

Encaminhamentos

Como principal encaminhamento foi definida a criação de um Grupo de Trabalho para melhor discutir as questões e assegurar um alinhamento entre os órgãos de atuação no processo de criação, fiscalização e manutenção de agroindústrias.

 

Entre outras propostas, a criação e implantação de manuais técnicos para cada tipo de agroindústrias, para que todas as exigências sejam padronizados em todo estado; e a Idaron deverá fornecer para a FETAGRO uma lista com a relação das agroindústrias que já estão registradas e as que estão com pedidos de registros já protocolados junto ao órgão.

 

 

Texto: Assessoria (com colaboração da assessoria do mandato do deputado Lazinho)

Galeria

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...