Área Restrita

Fetagro

Deputado Lazinho destaca ganhos do Estado com fim da vacinação contra febre aftosa

25/10/2017
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Com a retirada gradual da vacinação a tendência é valorizar o produto e abrir novos mercados

 

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) falou durante a sessão ordinária desta quarta-feira (25) da Assembleia Legislativa, de reunião ocorrida nesta manhã entre a Comissão de Agropecuária e Política Rural e representantes do Mapa, o presidente da Idaron, Anselmo de Jesus, secretário de Agricultura, Evandro Padovani e entre outros representantes do setor produtivo, para debater sobre o Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção de Febre Aftosa (PNEFA).



O parlamentar informou que o Plano foi apresentado e discutido o planejamento proposto para tornar os Estados de Rondônia e Acre livres da febre aftosa sem vacinação. De acordo com o Plano Estratégico, Rondônia e Acre serão os primeiros estados a pararem de vacinar, em junho de 2019.

 


No encontro foi ouvido o diretor do Departamento de Saúde Animal no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Marques, que explanou o planejamento para a retirada da vacinação e sanou dúvidas dos presentes.



“Apesar de toda a responsabilidade que temos, entendemos a necessidade de Rondônia iniciar o procedimento para ousar e valorizar nosso produto no mercado internacional” declarou Lazinho.



Segundo o parlamentar a participação dos produtores será muito importante e esta ação de ser livre sem vacinação trará maior lucratividade ao Estado. “Já estamos há 15 anos livres de febre aftosa com vacinação e se continuarmos vacinando assumimos que, ainda há riscos”, explicou Lazinho.



Lazinho parabenizou o governador Confúcio Moura (PMDB) pela coragem de assumir esta responsabilidade e o Estado só terá a ganhar com a valorização e abertura de novos mercados. “Rondônia está preparada para assumir mais esta tarefa. Estamos entrando no mercado dominado pelos europeus com esta atitude”.



O parlamentar finalizou exaltando o trabalho técnico realizado pela equipe da Idaron que fiscaliza e mantém até o momento a sanidade de todo o rebanho de Rondônia.

 

 

Fonte: Decom-ALE

Edição: Assessoria Parlamentar

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...