Área Restrita

Fetagro

Agricultura familiar presente nas audiências públicas sobre a Política Estadual de Governança Climática e Serviços Ambientais

22/09/2017
10/10/2017
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Iniciou na última terça-feira, dia 19, o ciclo de audiências públicas para apresentação e pactuação com a sociedade da proposta de lei da Política de Governança Climática e Serviços Ambientais. E, a agricultura familiar está presente nas audiências, com forte participação nos debates. Além dos agricultores e agricultoras participam dirigentes sindicais da FETAGRO e STTRs, contribuindo com a proposta.

 

Alessandra Lunas, vice-presidenta e secretária de meio ambiente da FETAGRO, ressalta que esta é uma das principais proposição e defesa do MSTTR de Rondônia, o que faz da atividade de consulta de fundamental importância para o reconhecimento do papel que cumpre a agricultura familiar na preservação ambiental.

     

Lunas destaca que o segmento mais representativo nas audiências tem sido a agricultura familiar, e os debates têm sido fundamentais para se compreender melhor sobre serviços ambientais e quanto a identificação da prestação desses serviços por parte dos agricultores. “A mobilização dos nossos sindicatos tem sido muito boa e estamos saindo de cada debate mais informações e entusiasmados para atuarmos também nos passos seguintes para a efetivação da lei”, disse.

 

Ainda segundo a secretária, a questão da governança climática tem chamado para um bom debate, apontando os impactos que já estão sendo vividos pelas mudanças climáticas, principalmente a agricultura familiar com registros de secas, de maior necessidade do uso de silagem e de problemas hídrico, por exemplo. “Estas são problemáticas ambientais que os municípios já estão enfrentando”, afirmou.

 

As audiências acontecem sob coordenação da Sedam e entidades vinculadas às questões ambientais e parceiras na construção da proposta de lei, em municípios pólo do Estado. Ao todo serão sete audiências, sendo que já foram realizadas nos municípios de São Francisco do Guaporé (19-09), Rolim de Moura (21-09) e Vilhena (22-09).

 

As próximas consultas públicas estão marcadas para o dia 25, em Ji-Paraná, na Câmara de Vereadores, às 9 horas; dia 27 em Ariquemes, às 19 horas, na Câmara de Vereadores; em Guajará-Mirim, dia 29, também na Câmara de Vereadores, às 9 horas; e em Porto Velho, dia 10 de outubro, às 19 horas, no auditório do IFRO.  

 

Galeria

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...