Área Restrita

Fetagro

11ª Plenária Estadual da FETAGRO debate o fortalecimento da agricultura familiar e estratégias de lutas

11/12/2012
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Começou na manhã desta terça-feira (11), no Centro de Treinamento Padre Ezequiel em Cacoal, a 11ª  Plenária da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAGRO), com a presença de 40 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadora Rurais (STTRs), com aproximadamente cento e vinte delegados, contemplando a participação de segmentos de jovens, mulheres e terceira idade.

A abertura do evento foi às 10 horas, com o presidente da Fetagro, Lazaro Dobri, o Lazinho; da vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) Alessandra Lunas; e do presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Foi prestada uma homenagem especial ao sindicalista Udo Wahlbrink, presidente do STTR de Vilhena e Chupinguaia, que sofreu mais de oito meses na prisão, em função de conflitos agrários no Cone Sul.

Udo relatou os momentos difíceis enfrentados por ele, pela família e pelos companheiros de Vilhena, Explicou os acontecimentos que antecederam sua prisão, quando a polícia e o Ministério Público o incriminaram e mais três lideranças como responsáveis por uma reocupação de terra, mesmo sem nenhuma prova concreta ter sido apresentada no processo. No último dia 13 de novembro, finalmente, o STJ concedeu liberdade para Udo e outro preso; sendo que atualmente ainda permanecem na cadeia dois agricultores.

Alessandra Lunas fez uma exposição do cenário internacional, de crise econômica e ataque aos direitos dos trabalhadores, os reflexos que isso tem para a agricultura familiar, que responde por mais de 70% dos alimentos que vão à mesa dos brasileiros. No cenário nacional, observou que o que se vê é uma ação orquestrada pela Confederação Nacional da Agricultura, que visa implodir com o projeto de Reforma Agrária e sufocar a agricultura familiar, através da concentração do crédito para o agronegócio, da priorização das pesquisas em favor dos grandes proprietários e da tentativa de excluir os dados da produção familiar dos levantamentos governamentais que são divulgados.

No cenário estadual, Itamar Ferreira ressaltou a importância da campanha de denúncias e busca de apoios que a FETAGRO, a CUT e a CONTAG realizaram sobre a situação das prisões em Vilhena, deixando claro que qualquer ação semelhante contra os trabalhadores da agricultura em Rondônia terá a mesma firme resposta. Na conjuntura política o presidente da CUT ressaltou as dificuldades atuais do governo; o impacto nas eleições de 2014 da inelegibilidade de importantes lideranças políticas como Cassol e Expedito Junior. Falou, ainda, das dificuldades  econômicas do governo estadual, da provável desaceleração da economia com a proximidade do fim das obras das Usinas e das perspectivas positivas com o início da Transposição, que deve ocorrer em breve.

Lazinho ressaltou a importância para toda sociedade, de se viabilizar a permanência e a ampliação da agricultura familiar, mesmo com o crescimento acelerado do agronegócio em Rondônia; pois a grande produção visa, principalmente, a exportação que fortalece a balança comercial brasileira; mas a agricultura familiar é quem coloca a alimentação na mesa dos trabalhadores. “O Estado não deve agir a favor de um segmento em detrimento do outro, mas viabilizar o fortalecimento da agricultura como um todo”, ressaltou Lazinho.

A Plenária, que está prevista para ser encerrada às 18 horas desta quarta-feira (12), deverá aprovar uma plano de lutas, definir as principais ações para organizar os segmentos de jovens, mulheres e terceira idade; além de eleger os delegados ao Congresso Nacional da CONTAG, que ocorrerá em março do próximo ano; quando será eleita a nova direção da Confederação, sendo que a atual vice presidente, Alessandra Lunas que é de Rondônia, é candidata à presidência da entidade.

Fonte: Assessoria CUT/RO

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...