Área Restrita

Fetagro

Terceira Idade afirma luta por dignidade no campo e contra retrocesso de direitos e políticas públicas

24/08/2017
09/09/2017
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

 

 

A participação ativa dos agricultores e agricultoras familiares da terceira idade e idosos e idosas nas discussões e deliberações do Seminário Regional de Capacitação e Formação para a Terceira Idade (Encontro Estadual da Terceira Idade) garantiu o bom resultado do encontro, realizado nos dias 22 e 23, no Hotel Fazenda Minuano, município de Presidente Médici, sob coordenação da Secretaria de Políticas Sociais da FETAGRO, e apoio da CONTAG e SENAR.

 

O encontro foi marcado pela profundidade dos debates, análises e comprometimento na continuidade da luta pela dignidade no campo, pelo reconhecimento e valorização da agricultura familiar e pela defesa de direitos conquistados com enfrentamento político sindical ao retrocesso de políticas públicas aplicado pelo atual governo.

 

Destaque para a participação dos diretores da FETAGRO Ecimar Viana (secretário de políticas sociais) e Alessandra Lunas (vice-presidenta e secretária de meio ambiente) que conduziram os debates, promovendo a reflexão acerca dos direitos da pessoa idosa no campo e da necessidade de fortalecer a luta pela garantia de direitos conquistados e avançar em novas conquistas.

 

Os dirigentes colocaram as perguntas “Qual o papel da terceira idade neste momento de retrocesso de direitos imposto pelo atual governo?” e “Qual projeto político precisamos construir para o futuro político do Estado e País, que assegure políticas públicas para o campo?” como questões norteadoras para as discussões e deliberações ao MSTTR de Rondônia (FETAGRO e STTRs) para a efetivação de ações político-sindicais voltadas à terceira idade.

 

Como resultado dos trabalhos em grupo e em plenária, a militância sindical da terceira idade afirmou seguir comprometida com a luta pela sucessão rural e pela sucessão sindical; apontou estratégias e ações a serem desenvolvidas em combate as ameaças de perda de políticas públicas para a classe trabalhadora, a exemplo da proposta de reforma da Previdência Social que, se aprovada, irá afetar metade dos agricultores em todo o País, deixando-os fora da seguridade social.

 

“Nossa luta continua. E, por isso, espaços como este (o Encontro) que nos é oferecido são de grande importância, pois recebemos informações, formação e consideração. Todas as lutas e conquistas são resgatadas e nossa organização e persistência são revigoradas. Não vamos deixar de contribuir ainda mais por um campo digno para nós, para nossos filhos e filhas e netos e netas. Não vamos desistir de lutar e assegurar nossos direitos”, disse a agricultora de Nova Mamoré, Ana Ferraz.

 

“À terceira idade e idosos e idosas do MSTTR, nosso agradecimentos por alicerçarem o movimento sindical e todas suas lutas e conquistas”, ressaltou Alessandra Lunas.

 

Lazer e confraternização

O encontro também proporcionou aos nossos mais velhos militantes, momentos de lazer e confraternização com atividades físicas, realização de oficinas práticas, troca de sementes, banho de piscina, rodas de conversa e bailão.   

Galeria

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Cooperativas da agricultura familiar podem firmar parceria com Usina de Jirau
13/09/2012

Cooperativas da agricultura familiar podem firmar parceria com Usina de Jirau

[caption id="attachment_267" align="alignleft" width="300"] FETAGRO, Creditag, CUT e Consórcio camargo Correa reunidos no último dia 5[/caption] Cooperativas da agricultura familiar ligadas a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO) foram convidadas a firmarem parceria com o Consórcio Camargo Correa, responsável pela obra da Usina Hidrelétrica de Jirau, para o fornecimento de gêneros alimentícios ao canteiro de obras. A iniciativa tem o objetivo de valorizar o produto e a produção de Rondônia. O convite foi formalizado no último dia 5, no canteiro de obras, em reunião entre representantes da FETAGRO, do Sistema Creditag (conjunto de cooperativas de produção...

FETAGRO e Banco do Brasil assinam termo de parceira para habitação rural
04/09/2012

FETAGRO e Banco do Brasil assinam termo de parceira para habitação rural

04/09/12 [caption id="attachment_275" align="alignleft" width="300"] Entidades selam Termo de Parceria e Cooperação[/caption] A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO) e a superintendência regional do Banco do Brasil assinaram na tarde de ontem (03), Termo de Parceria e Cooperação para o financiamento de habitações rurais, por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). O ato foi celebrado na sede da agência do Banco do Brasil em Ji-Paraná entre o presidente da FETAGRO, Lázaro Dobri (Lazinho), o vice-presidente Fábio Menezes e o gerente geral da agência em Ji-Paraná, Carlos Alberto Ito. O Programa Nacional de Habitação Rural integra...