Área Restrita

Fetagro

FETAGRO e STTRs entregam pauta do Grito da Terra para o governo estadual e órgãos federais

15/08/2017
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na manhã desta segunda-feira (14) foi realizada pela diretoria da FETAGRO e dirigentes dos STTRs ato de apresentação e entrega da pauta de reivindicações e proposições do Grito da Terra Estadual 2017 (GTE 2017) para o Governador do Estado, Confúcio Moura, e órgãos federais como Incra, SEAD, Terra Legal, Conab, Eletrobras e INSS, e as agências financeiras Banco da Amazônia, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

 

A entrega da pauta dá início as ações que constituem o GTE, permitindo ao governo estadual e órgãos federais analisarem as principais demandas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais na agricultura familiar com antecedência e apresentarem respostas nas negociações, que acontecerão simultaneamente à mobilização de mais de 2,5 agricultores e agricultoras, nos dias 5 e 6 de setembro, na capital Porto velho.  

 

Governador e todos os titulares dos órgãos ressaltaram a organização e importância da mobilização e se comprometeram em estudar a pauta. Confúcio Moura assegurou em colocar os órgãos do governo e todo o secretariado comprometidos em considerar as demandas dos agricultores e dar respostas concretas no período de negociações. Com a mesma receptividade, se comprometeram os representantes federais e agentes financeiros.

 

O presidente da FETAGRO, Fábio Menezes, em nome dos agricultores e agricultoras familiares do Estado, pediu forte compromisso dos setores ao analisarem as reivindicações e proposições, pontuando que a pauta, fundamentalmente, propõe o desenvolvimento rural sustentável e solidário e a melhoria na condição de vida e trabalho no campo com o fortalecimento da agricultura familiar.

 

Fábio também pontuou que esta edição do GTE tem forte característica de protesto à instabilidade política e econômica do País, fortemente refletida no campo; mas principalmente contra o governo aplicado por Michel Temer com desmonte de políticas públicas e retirada de direitos já conquistados pela classe trabalhadora, como exemplo maior a proposta de reforma da Previdência Social.

 

“Assumimos também neste Grito a tarefa de defender direitos já garantidos e enfrentar os desmandos políticos do atual governo, como é o caso da Reforma da Previdência, em via de ser aprovada, mas sob repúdio dos trabalhadores rurais, pois vai afetar metade dos agricultores em todo o País; deixando-os fora da seguridade social. E, aqui em Rondônia a economia ficará gravemente afeta se esta reforma for aprovada”, esclareceu Fábio.

 

Acompanhou o encontro o deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT), reafirmando aos presentes a força e relevância do Grito da Terra, “que é a maior ação de massa da categoria em busca de políticas públicas para a dignidade no campo”. Também prestigiou o ato o secretário de estado da Agricultura, Evandro Padovani, o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RO), Nereu Klosinski, acompanhado da vice-presidenta Elzilene Nascimento e do secretário de finanças José Cícero, e o assessor executivo da Unicafes Rondônia, Carlos Lima.

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...