Área Restrita

Fetagro

FETAGRO participa de encontro sobre PNCF com beneficiários em Pimenta Bueno

14/07/2017
09/08/2017
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A vice-presidente da FETAGRO, Alessandra Lunas, representou a Federação em encontro com mais de 200 famílias de agricultores familiares beneficiárias do Programa Nacional de Credito Fundiário (PNCF), nesta manhã, em Pimenta Bueno.

 

O encontro, que reuniu também governo do estado, autoridades políticas do município e região e representações de órgãos e entidades sindicais e de assistência técnica que atuam pela execução do PNCF no Estado, promoveu a demarcação e distribuição das terras e novos diálogos para informações e esclarecimentos acerca do programa e etapas seguintes.

 

Alessandra Lunas reportou os cumprimentos de toda diretoria da FETAGRO e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pimenta Bueno, registrando a satisfação destas entidades em fazer parte de uma conquista tão desejada e buscada por aquelas famílias, que é o acesso à terra.

“Para nós é muito gratificante saber que uma propriedade que esteve a tantos anos gerando renda pata uma única família, agora irá beneficiar 200 famílias. Isso é parte da nossa luta por um campo com gente e uma agricultura familiar forte, cumprindo seu papel na produção de alimentos que sustenta esse estado e o nosso país”, celebrou Lunas.

 

A dirigente fez um resgate da implantação do PNCF como política pública consolidada em 2008, no governo Lula, para permitir à trabalhadores rurais adquirirem suas terras e nela viver e produzir. Ressaltou que em Rondônia, sob mobilização da FETAGRO, o Programa registra milhares famílias de agricultores familiares mobilizadas e selecionadas para serem beneficiárias.

 

Alessandra também destacou que o programa funciona como uma política complementar à reforma agrária, uma vez que permite a aquisição de áreas que não são passiveis de desapropriação, contribuindo com a redução da pobreza no meio rural, com desenvolvimento sustentável e com a melhoria da renda e da qualidade de vida dos agricultores familiares. Por esta razão, falou da necessidade de manter e qualificar este programa, principalmente diante do momento crítico político e econômico do país, marcado pela perda de importantes políticas públicas sob autorização do atual governo.

 

“O acesso à terra, sem dúvida, traz grandes expectativas para melhoria da qualidade de vida no campo.Traz condições de acessar outras políticas públicas, outros benefícios que dignificam a vida no campo. Por isso, qualificar o programa tem sido mais uma luta do Movimento Sindical Rural, da FETAGRO e dos Sindicatos. O programa de crédito fundiário é uma das políticas priorizadas pelo Movimento Sindical”, disse.

 

Na oportunidade, Alessandra Lunas reconheceu também a importância da parceria da Seagri, da UTE, dos Sindicatos e das prestadoras de assistência técnica como Emater e Plantec. Ressaltou também a participação ativa do deputado estadual Lazinho da Fetagro nas discussões, defendendo e contribuindo para o fortalecimento do PNCF.

 

Esteve presente também no evento, o secretário de Meio Ambiente da FETAGRO, Márcio Viana.

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...