Área Restrita

Fetagro

Projeto do deputado Lazinho dispõe sobre o Botão do Pânico para mulheres vítimas de violência

04/07/2017
11/07/2017
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) apresentou e teve aprovado o Projeto de Lei nº 611/17 que dispõe sobre o uso de Dispositivo de Segurança Preventiva (DSP), chamado de Botão do Pânico, para mulheres vítimas de violência doméstica. O projeto também prevê o monitoramento eletrônico (tornozeleira eletrônica) do agressor de violência doméstica e familiar contra a mulher, seus familiares ou testemunhas que esteja cumprindo alguma das medidas protetivas de urgência.

 

O parlamentar explicou que o DSP é um dispositivo eletrônico constituído por GPS e mecanismo para a gravação de áudio com a finalidade de atender as vítimas de violência domésticas já protegidas por medida protetiva pelo Poder Judiciário, mediante avaliação específica e demais precauções legais.

 

O deputado Lazinho diz que o dispositivo é para o monitoramento eletrônico do infrator da Lei Maria da Penha e o Botão do Pânico para as mulheres. Segundo ele, “vários são os estados e municípios que tem implantado esses mecanismos de inibição da violência doméstica, porque são muitos os registros desses casos de violência em que o agressor, ainda, que com medida restritiva imposta se aproxima da vítima para mais atos de agressão, podendo resultar até em morte”.

 

Nos Estados em que o botão é utilizado, a sistemática de funcionamento é simples, explica Lazinho. "A mulher agredida que registrar a ocorrência na delegacia e posteriormente obter a concessão de uma medida protetiva, poderá receber o Botão do Pânico e ela sempre deverá andar com o dispositivo”.

 

O Botão do Pânico é pequeno, prossegue Lazinho, e cabe na palma da mão. “Ao sentir-se ameaçada com a presença do agressor em qualquer lugar a ofendida aperta o Botão do Pânico acionando imediatamente a polícia, que receberá na central de monitoramento a localização, fotos e os dados da vítima e do agressor, que deverá encaminhar a viatura mais próximas ao local. Além de transmitir o áudio ao vivo ele também realiza gravação para servir de prova".

 

Lazinho finaliza afirmando que Rondônia ao adotar este instrumento de proteção às vítimas da violência doméstica “estará dando um passo gigantesco no amparo e proteção dessas mulheres, que têm coragem de denunciar seus agressores. Mais ainda, estaremos encorajando à denúncia, já que muitas não o fazem por não acreditarem na eficácia da proteção judicial”, concluiu o parlamentar.

 

 

Fonte: Assessoria Decom-Ale

 

 

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...