Área Restrita

Fetagro

ENFOC Estadual forma novos educadores/as populares

08/12/2012
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Na noite da última quinta-feira (06) foi concluída mais uma etapa da formação sindical de dirigentes/as, assessores/as e lideranças do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) de Rondônia. Aconteceu a solenidade de formatura da terceira turma da Escola de Formação Sindical (Escola Nacional de Formação da CONTAG). O momento foi marcado por emoção e muita alegria com a presença das famílias dos formandos/as, diretores, assessores e funcionários da FETAGRO e convidados.

Após três módulos, norteados pelo eixo temático Estado, Sociedade e Ideologia (história, concepção e prática sindical), a turma teve sua capacidade multiplicadora e potencializadora da ação formativa aprimorada, bem como revitalizado o comprometimento com o MSTTR.

 Ao longo desta etapa estadual da ENFOC, a formação política sindical oferecida veio qualificar a atuação política dos formandos/as na disputa de projetos de sociedade, referenciada no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS.

De acordo com o secretário de Formação e Organização Sindical da FETAGRO, Ivan Tavares, que também foi padrinho da turma, a formatura dá início a uma nova etapa, e que a partir deste momento cada formando/a passa a ser multiplicador da ação sindical.

A madrinha da turma, a secretária de Mulheres da FETAGRO, Izabel Lopes de Oliveira, também reforçou a importância de cada um/a fazer daquele momento um momento de reflexão a respeito do papel de cada um/a. Izabel também parabenizou a turma pelo empenho e comprometimento durante toda a Escola.

O vive-presidente da FETAGRO, Fábio Menezes, afirmou que aquele momento é muito especial na vida de cada formando/a, mas sobretudo na vida do movimento sindical. Ressaltou que o MSTTR discute seguidamente a importância da formação e o seu papel na ação de qualificação dos dirigentes e militantes, buscando ampliar o entendimento da categoria sobre as grandes questões da agenda sindical; e levar aos trabalhadores/as uma missão de transformação política da realidade.  “Festejamos nesse momento uma etapa especial, onde cada formando/a pôde conhecer outras realidades, experimentar novos conhecimentos, encarar desafios e superá-los. Foi necessário aprender a aprender. Olhar de forma crítica o que vemos diariamente, perceber os detalhes e provocar uma nova ação”, observou.

Os formandos/as realizaram o juramento, reafirmando o compromisso com o Movimento Sindical. Todos expunham de forma escrita em suas camisetas a compreensão de que o mais importante do saber é nunca perder a capacidade de aprender.

Anel de Tucum

Outro momento marcante deste último módulo se deu quando todos os participantes (alunos educadores e colaboradores) passaram a usar um anel feito da semente de tucum, uma espécie de palmeira nativa da Amazônia, e que é um símbolo de solidariedade e amizade entre si. O anel de tucum significa a adesão às causas populares, à luta contra a opressão social e o desejo de igualdade.

Fonte: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...