Área Restrita

Fetagro

Inicia projeto de pesquisa sobre incidência de intoxicação por agrotóxicos

26/06/2017
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Projeto de pesquisa desenvolvido para identificar a prevalência de intoxicação por agrotóxicos nos trabalhadores rurais do município de Ji-Paraná foi apresentado, nesta segunda-feira (26), aos trabalhadores rurais e aos parceiros na elaboração e execução do projeto.

 

Idealizado pela professora do curso de Enfermagem do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (Ceulji/Ulbra), Giselle Cristina Andrade Pereira, o projeto recebe o apoio da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado de Rondônia (Fetagro) que o compreende como de extrema importância para que seja conhecida a saúde da população rural através da identificação de fatores de risco ou doenças já existentes, que muitas vezes é negligenciada.

 

De acordo com Giselle Cristina, os resultados previstos nesse projeto são conhecer o perfil da população rural, potencial de intoxicação e presenças de doenças secundárias como, por exemplo, as doenças cardiovasculares e renais crônicas. A professora esclarece ainda que com os resultados obtidos poderá ser elaborado um mapa representativo do consumo de agrotóxico por tipo e cultura utilizada; e identificar as patologias que acometem a população, a fim de fornecer dados que demonstrem onde pode estar ocorrendo os possíveis erros de processos, estocagem, armazenamento e devolução das embalagens que contribuem para o adoecimento da população e desequilíbrio do meio ambiente.

 

“O presente estudo será uma pesquisa descritiva, epidemiológica, observacional, transversal, quantitativa e qualitativa com trabalhadores rurais maiores de 18 anos. O instrumento para coleta de dados será realizado por meio de cadastro da propriedade, consulta médica através de entrevista com produtores e trabalhadores rurais, avaliação do local e fotografia, e coleta de amostras laboratoriais”, detalhou Cristina.

 

Para o presidente da FETAGRO, Fábio Menezes, este trabalho vem ao encontro da expectativa do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) em ter informações sobre os efeitos do uso de agrotóxicos sobre a saúde do trabalhador e trabalhadora rural, até mesmo em nível estadual.

 

“A proposta tem caráter original e inovador, uma vez que não existe uma quantidade relevante de dados no Estado e informações que nunca foram levantadas. Esse projeto é uma semente que plantamos e que os resultados vão nos ajudar a entender as conseqüências e efeitos dos agrotóxicos na saúde dos agricultores. Vamos entender a relação dos adoecimentos crescente com os produtos que estão sendo aplicados”, disse Fábio ao também parabenizar o Ceulji pela iniciativa e os agricultores pela participação direta no projeto.

 

Além da Fetagro, apóiam esta ação o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ji-Paraná e Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO). O projeto recebe amparo financeiro do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero). Estes parceiros dão condições de aplicabilidade a esta ação de proteção ao trabalhador e trabalhadora rural.

 

Ernesto Ferreira, presidente do Sindicato de Ji-Paraná, também registrou a importância do projeto de pesquisa para a população rural e reafirmou que Sindicato é colaborador na articulação, mobilização e divulgação do projeto.

 

O projeto vai ser desenvolvido no município em quatro etapas que contemplarão 400 famílias de trabalhadores rurais. A primeira, iniciada nesta segunda-feira com a apresentação do projeto, também incluiu o agendamento de consultas médicas e coleta de exames laboratoriais em diferentes setores da zona rural.   

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...