Área Restrita

Fetagro

Margaridas da FETAGRO participam da 1º Conferência Estadual de Saúde das Mulheres

22/06/2017
04/07/2017
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um grupo de representantes das mulheres trabalhadoras rurais da agricultura familiar, ligadas a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Rondônia – FETAGRO, participou ativamente de um momento histórico no Estado que foi a realização da primeira Conferência Estadual de Saúde das Mulheres, realizada de 20 a 22 de junho, na capital Porto Velho.  A delegação foi composta pela vice-presidenta da FETAGRO, Alessandra Lunas, e por coordenadoras de mulheres e presidentas dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) dos municípios de Jaru, Presidente Médice, Porto Velho, Espigão do Oeste, Rolim de Moura, Corumbiara, São Miguel do Guaporé, Ministro Andreazza, Pimenta Bueno e Nova União.

 

Com o desafio de avaliar e propor políticas que possam garantir a efetiva implementação de políticas públicas de saúde das mulheres, a Conferência contou com mais de 300 participantes, representantes das Conferências Municipais realizadas em 48 dos 52 municípios de Rondônia; resultado que demonstra a importância da saúde na vida das mulheres.

 

De acordo com Alessandra Lunas, o encontro teve o papel de fortalecer e ampliar a luta das mulheres em defesa da saúde pública, além da mobilização e resistência dos movimentos de mulheres em contrariedade a todos os retrocessos nas políticas sociais que vem ocorrendo no país.

 

“Pra nós margaridas do campo, das águas e da floresta, as conferências são a oportunidade de colocamos estas discussões na mesa dos governos municipais e estadual e cobrarmos maior compromisso do governo federal com o direito a saúde, em especial a saúde das mulheres rurais. Não podemos aceitar caladas os impactos dos retrocessos impostos à vida das mulheres como a aprovação da PEC 55 com o congelamento por 20 anos dos gastos com a saúde. As propostas que temos apresentado são resultado das reivindicações da Marcha das Margaridas de 2015, e consolidadas a partir dos resultados do Grupo de Trabalho criado pós a Marcha para propor ações concretas para garantir maior prioridade com o acesso a saúde das mulheres rurais e cobrar a pactuação com Estados e Municípios de ações que possibilitem tirar da gaveta a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher”, destacou Alessandra.

 

Esta Conferência Estadual acontece como parte do ciclo de preparação da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, marcada para 17 a 20 de agosto, em Brasília.

 

“Nos margaridas de todo o Brasil estaremos lá para garantir a conferência como um dos espaços de resistência e luta contra todos os retrocessos a vida dos trabalhadores e em defesa da democracia. Fora Temer! Não mecha nos nossos direitos!”, declarou Alessadra Lunas.

 

 

Texto: Alessandra Lunas

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...