Área Restrita

Fetagro

FETAGRO registra mais 62 famílias beneficiadas com Crédito Fundiário

19/04/2017
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Famílias de agricultores familiares de Cacaulândia, Seringueiras e Ji-Paraná tiveram suas propostas de compra de terra, por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário, aprovadas no último dia 17, pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (CEDR).

 

A notícia foi dada pelo assessor da FETAGRO, Juvenal Chagas, responsável pelo acompanhamento do PNCF no Estado, que participou da reunião ordinária do CDRE, ocasião em que as propostas foram apresentadas para aprovação. De acordo com Juvenal são 52 propostas para agricultores de Cacaulândia, 9 de Seringueiras e 1 de Ji-Paraná.

 

O PNCF garantirá aos beneficiários, além da compra da terra, assistência técnica, acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para implantação dos projetos produtivos, acesso ao Programa de Aquisição de Alimento (PAA) e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), por exemplo.

 

Este resultado é comemorado pela Federação e Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais dos respectivos municípios, pois significa uma grande conquista para a melhoria da qualidade de vida daquelas famílias, que passam a serem donas de suas terras e terem melhores condições de produção e geração de renda.

 

Fábio Menezes, presidente da FETAGRO, ressalta a “satisfação da entidade em poder contribuir neste processo e partilhar da alegria dos beneficiários na realização do sonho da terra própria”.

 

Cacaulândia

O assessor Juvenal Chagas destaca a conquista de Cacaulândia, que conseguiu aprovar 52 projetos de 4,6 hectares cada propriedade, somando 210 hectares de terras adquiridas, o que representa mais de 3,5 milhões de investimento no município, por meio do PNCF.

 

Juvenal conta que, por iniciativa da ex-veradora Paula Carvalho, a FETAGRO e o Sindicato de Jaru, que responde pela categoria em Cacaulândia, realizaram as primeiras reuniões de apresentação do Crédito Fundiário às famílias selecionadas para o programa. “De fato é muito gratificante fazer parte dessas ações e resultados”, disse.

 

A maioria destas famílias, segundo o que está apresentado em seus projetos, irá trabalhar com bovinocultura de leite. Produções de café e cacau também serão desenvolvidas por alguns beneficiários.  

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...