Área Restrita

Fetagro

Margaridas de Ji-Paraná marcham contra a Reforma da Previdência

07/03/2017
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

 

 

Margaridas trabalhadoras rurais saíram em marcha pelas ruas de Ji-Paraná, na manhã desta terça-feira (07), em ato alusivo ao Dia Internacional da Mulher (08 de março) e em protesto à PEC 287/2016 - que trata da reforma da Previdência Social, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

 

Nossas margaridas, acompanhadas de mulheres trabalhadoras da cidade e também de companheiros do campo e da cidade, da CUT Rondônia, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintero) e Emater, manifestaram inicialmente em ato em frente ao prédio do INSS. Seguiram em caminhada até a Câmara de Vereadores. Lá foram recepcionados pelas vereadoras e vereadores, durante Sessão Ordinária da Casa de Leis, e receberam o apoio unânime dos parlamentares no enfrentamento à proposta de reforma da Previdência.


Em falas, faixas e cartazes informaram a toda população o que a proposta de reforma impõe, a exemplo de igualar a idade de homens e mulheres, trabalhadores (as) rurais e urbanos para 65 anos, com 25 anos de contribuição. Dessa forma, as trabalhadoras rurais, por exemplo, que até agora se aposentavam com 55 anos, precisarão trabalhar pelo menos 10 anos a mais. Esclareceram que equiparar a idade de homens e mulheres para aposentadoria é desconsiderar a tripla jornada de trabalho das mulheres, que garantem a realização do trabalho doméstico e de cuidados, além da reprodução da força de trabalho. Por esta e outras medidas que ferem as lutas e conquistas das mulheres trabalhadoras, bradaram: retirar direitos das mulheres é violência!


Na Câmara, representando todas(os) manifestantes, as lideranças Creonice Vilarim, diretora da FETAGRO, Ernesto Ferreira, presidente do STTR de Ji-Paraná, e Claudir Sales, dirigente do Sintero, fizeram uso da palavra e demonstraram o quanto a PEC 287 afronta a classe trabalhadora, violando seus direitos. Finalizaram afirmando: somos contra a Reforma da Previdência! Nenhum direito a menos!

 

Para Izabel de Oliveira, secretária de mulheres da FETAGRO, que participou do ato, essa ação do Sindicato de Ji-Paraná, por meio da secretaria de Mulheres, e demais sindicatos em outros municípios que também realizarão atos neste 8 de março, demonstra a organização e força do Movimento Sindical. Izabel destacou a história de lutas e conquistas das mulheres e alertou que é preciso continuar lutando por novas conquistas, mas sem perder direitos já conquistados. Conclamou as mulheres para permanecerem firmes em marcha, especialmente neste momento sob o governo de Michel Temer que tem causado desmontes dos direitos e das políticas sociais e atingido de forma particular as mulheres, como o que irá acontecer caso a PEC 287 seja aprovada.

 

"Defendemos o sistema de Seguridade Social e a Previdência Universal, Pública e Solidária, que contribua de forma justa com a distribuição de renda e a diminuição das desigualdades entre homens e mulheres, considerando as diferenças entre as/os trabalhadoras/es rurais e urbanos", esclareceu a secretária.

Galeria

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...