Área Restrita

Fetagro

Deputado Lazinho defende suspensão definitiva da importação do café

23/02/2017
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

O deputado estadual Lazinho da fetagro (PT) manifesta sua satisfação com a decisão do governo federal de suspender a liberação de importação do café conilon pelo Brasil. A decisão foi tomada pelo presidente Michel Temer na noite de ontem (21), após o governo analisar e ceder às manifestações contrárias de produtores e da classe política, especialmente da bancada federal, à medida.

 

Mas sua preocupação permanece pela valorização da cafeicultura de Rondônia e todo País e por isso, por meio da Comissão de Agropecuária e Políticas Rurais da Assembleia Legislativa, a qual preside, emite manifesto favorável à decisão do governo federal, porém, solicitando que esta medida se converta em definitivo para garantia da suspensão da medida que autorizava a importação do café.

 

O receio do deputado com o processo de importação, que encontrava-se iminente até ontem, já havia levado-o  a apresentar Voto de Repúdio ao ato do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que reduziram na quarta feira última, de 10% (dez por cento) para 2% (dois por cento) a alíquota de importação para a variedade Conilon, utilizada na fabricação de café solúvel.

 

O manifesto, outorgado por todos os deputados estaduais, registra agradecimentos a decisão do Governo Brasileiro decorrente da mobilização dos produtores e lideranças, mas, sobretudo por demonstrar comprometimento com o setor da produção. Contudo, ressalta que a importação do café conilon pelo Brasil, se aprovada, seria a principal responsável pela desestabilização de todo o parque produtivo do café conilon do Brasil, e em Rondônia seria de consequências irreversíveis. Rondônia tem em sua formação de cafeicultores em sua maioria produtores da Agricultura Familiar e são essas pequenas propriedades as responsáveis pela maior parte de produção do café no Estado, ultrapassando todo ano a margem do ano anterior.

 

Diante desta realidade, o Poder Legislativo do Estado de Rondônia, juntamente com o conjunto da sociedade organizada do Estado, especialmente os produtores rurais, em sua maioria formada por agricultores familiares e toda a cadeia produtiva do café, pedem o cancelamento definitivo da medida que autorizava a importação do café, reivindicada pelas indústrias de café solúvel, mas que resultaria em desestabilização de todo parque produtivo do café conilon do Brasil.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...