Área Restrita

Fetagro

FETAGRO parabeniza a luta dos cafeicultores e comemora a suspensão da importação do café

22/02/2017
10/03/2017
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A FETAGRO, em nome dos agricultores produtores de café robusta (conilon) comemora a suspensão provisória das autorizações dadas esta semana para a importação de café pelo Brasil. A decisão foi tomada na noite de terça-feira (21), após fortes protestos dos produtores com atos nas rodovias federais em diferentes estados e articulação junto aos deputados federais ligados a cafeicultores.

 

Em Rondônia, as manifestações ocorrem na semana passada e nesta terça-feira, durante todo o dia, na BR 364, no trevo de acesso aos municípios da Zona da Mata. A FETAGRO apoiou incisivamente as manifestações, reforçando que a medida proposta pelo governo Michel Temer resultava, tão somente, na diminuição do preço do café; prejudicando e desvalorizando os produtores.

 

O Estado de Rondônia, um dos maiores produtores do país, esteve representado nas discussões em Brasília para impedir a votação, que estava prevista para ontem, pelo presidente da Câmara Setorial do Café de Rondônia, Ezequias Silva Neto (Tuta), apoiado pela bancada federal. Outra importante ação em defesa dos cafeicultores foi a Moção de Repúdio à medida, apresentada pelo deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT) e aprovada por unanimidade pelos deputados na Assembleia Legislativa.

 

O presidente da FETAGRO, Fábio Menezes, parabenizou a todos os envolvidos pela luta e agradeceu o apoio da Câmara Setorial do Café e classe política. Porém, Fábio alerta que a articulação em defesa da não importação do café precisa ser mantida, uma vez que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) irá fazer novos levantamentos de estoques.

 

A proposta de importação

Duas resoluções, reduzindo a tarifa de importação e autorizando compras do Vietnã, haviam sido publicadas no Diário Oficial da União no início da semana. Por orientação do Ministério da Agricultura, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) havia liberado a inédita importação de café robusta no Brasil, sob alegação de que indústrias reclamam de escassez do produto. Mas os agricultores produtores de café dizem que a justificativa não tem sustentação e contestaram os dados, afirmando haver sim estoque suficientes para o mercado nacional, além do início da safra nos próximos 30 dias.

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...