Área Restrita

Fetagro

FETAGRO e STTR’s em defesa da Previdência Social

01/02/2017
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Dirigentes da FETAGRO e dos STTR’s estabeleceram ações contra a Reforma da Previdência Social contida no Projeto de Emenda a Constituição – PEC 287/2016 do governo federal, durante encontro realizado na sede da Federação, em Ji-Paraná, na última segunda-feira (30/01).

 

No Encontro, que contou com a participação do deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT) e da secretária de mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas, os dirigentes sindicais aprofundaram as análises sobre a PEC 287 e puderam reafirmar o quão ameaçadora é a proposta para a categoria dos trabalhadores rurais e agricultores familiares, uma vez que propõe a retirada de direitos previdenciários conquistados.

 

Entre as ações planejadas, que deverão ser municipais e estadual, estão: a busca de outras entidades parceiras; trabalho de esclarecimento e conscientização da base; articulação junto aos poderes legislativo e executivo, nas esferas municipal, estadual e federal. Uma grande mobilização em nível estadual para chamar a atenção da sociedade e autoridades políticas sobre a PEC e seus danos à classe trabalhadora, também está prevista.

 

O deputado Lazinho da Fetagro, convicto de que a PEC é um desmonte, garantiu apoio às ações e assegurou a realização de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa para tratar da questão com todo poder público e sociedade.

 

Alessandra Lunas, reportou o repúdio da CONTAG à reforma da Previdência, bem como informou sobre suas estratégias e engajamento na tentativa de impedir que esta proposta seja aprovada como está, conclamando ao MSTTR de Rondônia sua força para eta luta.

 

O presidente da FETAGRO, Fábio Menezes, enfatizou que somente com a união de todos será possível uma luta consistente e justa para reverter esta proposta e garantir que não haja nenhum direito a menos aos trabalhadores.

 

PEC 287/2016

Em dezembro de 2016, a Presidência da República encaminhou ao Congresso Nacional a Proposta de Emenda Constitucional-PEC nº 287/2016, que trata da reforma da Previdência Social, alegando a existência de déficit no sistema, com medidas que vão dificultar ou impedir o acesso dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros aos benefícios previdenciários.

 

Entre outras medidas, a proposta apresentada pelo governo acaba com a diferença de idade para aposentadoria hoje existente, igualando urbanos e rurais, homens e mulheres, em 65 anos;amplia de 15 para 25 anos o tempo mínimo de contribuição (carência) para acesso à aposentadoria; estabelece a obrigatoriedade de contribuição direta e individualizada dos agricultores e agricultoras familiares/segurados especiais para terem acesso aos benefícios previdenciários; propõe desvincular do valor do salário mínimo os benefícios de pensão por morte e os benefícios assistenciais de prestação continuada.

 

Se tais propostas forem aprovadas, serão enormes os prejuízos para os trabalhadores e trabalhadoras rurais e para a economia de milhares de municípios brasileiros.

 

 

Fonte: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...